Participação da mulher na política será discutida em cinco capitais

Da Redação | 27/04/2011, 14h44

Os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovaram, em reunião nesta quarta-feira (27), requerimento da senadora Marta Suplicy (PT-SP) propondo a realização de audiências públicas nos estados, para discutir a participação das mulheres nas eleições. Os debates serão realizados em São Paulo, Curitiba, Goiânia, Manaus e Salvador.

A senadora ponderou que, caso a Reforma Política em curso no Senado aprove o voto proporcional em lista ou o voto distrital misto, é preciso assegurar a alternância de mulheres e homens na lista de candidatos que os partidos apresentarão aos eleitores.

- Se não houver uma grande pressão e uma grande compreensão da sociedade sobre essa necessidade [de alternância], talvez isso não ocorra - disse a senadora.

Coligações

Também foi retirado da pauta projeto (PLS 47/2011) que veda a realização de coligações partidárias nas eleições para vereador e deputados. Com a concordância do autor, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), o texto será enviado à Comissão de Reforma Política do Senado, que já deliberou pelo fim das coligações e agora está elaborando proposição legislativa para viabilizar a medida.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: