Oposição pede que Procuradoria-Geral da República investigue ministro das Cidades

Da Redação | 17/02/2012, 12h51

O DEM e o PSDB entraram na quarta-feira (15) com representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo abertura de investigação contra o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. A oposição acredita que há indícios de improbidade administrativa por parte do ministro.

No documento, os líderes Demóstenes Torres (DEM-GO) e Alvaro Dias (PS DB-PR) pedem que se investiguem duas denúncias, em especial: a de que o ministro seria dono de emissoras de rádio na Paraíba; e sua suposta sociedade com duas construtoras do estado. Se confirmadas as acusações, a oposição lembra que tais informações foram omitidas pelo ministro à Justiça Eleitoral em 2010, ano em que concorreu ao cargo de deputado federal.

Segundo matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo em 5 de fevereiro, Aguinaldo Ribeiro é dono de duas emissoras de rádio no interior da Paraíba registradas em nome de seu ex-contador e de um assessor pessoal. "É óbvio que agindo assim o ministro atentou contra os princípios da honestidade e da lealdade que norteiam a administração pública, o que, nos termos do referido artigo 11 da Lei 8.429, constitui ato de improbidade administrativa", dizem Demóstenes e Alvaro.

Aguinaldo Ribeiro já responde a processos por improbidade administrativa durante sua gestão na Secretaria de Agricultura da Paraíba, entre 1998 e 2002. A oposição também acredita que ele omitiu o fato de ser dono de empresas imobiliárias que negociam imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida, cuja execução está diretamente ligada ao Ministério das Cidades.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: