Novos servidores da área de Comunicação do Senado devem ter habilidade para lidar com redes sociais

Da Redação | 18/01/2012, 19h02

A capacidade para trabalhar com redes sociais é um dos atributos esperados dos candidatos que forem aprovados para a área de Comunicação no concurso público do Senado. São três vagas para o cargo de analista legislativo, cada uma em uma especialidade da Comunicação: jornalismo, comunicação social (institucional) e multimídia.

- Todos têm de estar habilitados para lidar com as redes sociais. Todos os veículos de comunicação do Senado trabalham com redes sociais e, atualmente, esse é um requisito necessário a qualquer profissional da comunicação - explicou Davi Emerich, diretor de Jornalismo da Secretaria de Especial de Comunicação Social do Senado (Secs).

Segundo o diretor, a intenção inicial é a de que os aprovados na área de jornalismo e de multimídia sejam aproveitados pela Agência Senado e pelo Jornal do Senado, mas há possibilidade de lotação em qualquer das áreas da Secs.

- Já os aprovados na especialidade voltada para o institucional devem trabalhar nas áreas de pesquisa e opinião, relações públicas e marketing e publicidade. Todos os veículos da Secs têm demanda de profissionais - afirmou.

Davi Emerich explicou que essa definição também depende da reforma administrativa do Senado (PRS 96/2009) que está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O projeto prevê mudanças na Secs, como a unificação do jornal e da agência no Departamento de Jornalismo Digital e Impresso e das secretarias responsáveis pelas áreas de pesquisa e opinião; publicidade e marketing; e relações públicas, que podem se transformar em Departamento de Comunicação Integrada. A criação da Assessoria de Imprensa Institucional também pode gerar a necessidade de aproveitamento de mais candidatos.

Habilidades

O diretor da Agência Senado, Mikhail Lopes, disse esperar que os aprovados para a especialidade de multimídia saibam trabalhar com design e com desenvolvimento de páginas de internet e de aplicativos para aparelhos móveis. Em 2011, a agência lançou aplicativos para Iphone, Android e Blackberry.

- Também esperamos que os novos profissionais saibam lidar com arquitetura da informação, navegabilidade e usabilidade - afirmou Mikhail.

Para os jornalistas, Davi Emerich considera a habilidade de produzir textos é a principal característica necessária, embora os conhecimentos de rádio e TV possam também ser úteis em alguns veículos da casa. Já os aprovados na área institucional precisam dominar os principais conceitos das áreas de pesquisa e opinião, relações públicas e publicidade e marketing.

Embora o concurso ofereça apenas três vagas - uma em cada especialidade -, Emerich lembra que muitos profissionais devem se aposentar nos próximos meses, o que poderá ser a oportunidade para que mais candidatos sejam nomeados.

Inscrições

As provas objetivas e discursivas para o cargo de analista legislativo serão realizadas no dia 11 de março, das 15h às 20h30. A remuneração dos analistas, em todas as especialidades, é de R$ 18.440,64. As inscrições para o concurso público podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro pelo site da Fundação Getúlio Vargas, onde estão disponíveis os editais para todos os cargos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: