Mozarildo ressalta papel do Senado na história política

Da Redação | 05/05/2011, 15h23


O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse nesta quinta-feira (5) que o Senado é uma conquista do país e que a estrutura federada do Estado brasileiro é cláusula pétrea da Constituição. Ele lembrou que a Casa participou ativamente nos avanços e recuos da marcha histórica que levou o Brasil do escravismo até a democracia atual.

- Esta Casa esteve fechada nos momentos mais ferozes das ditaduras a que o país se viu submetido precisamente porque é um foro essencialmente democrático, de debate de ideias, algo que autocratas de todas as colorações não suportam. Foi precisamente nas eleições para o Senado, em 1974, que o regime militar sofreu sua maior derrota - assinalou.

Mozarildo disse que é preciso aperfeiçoar algumas questões, como a substituição dos senadores que saem por qualquer razão, pois o mecanismo da suplência já mostra sinais de esgotamento. Ele afirmou que nunca poderá ser esquecida a busca pelo equilíbrio, característica própria do Senado.

- O Senado Federal completa 185 anos. Tenhamos esta certeza: festejará outros aniversários, a despeito das correntes contrárias em alguns segmentos e a despeito, também, de alguns políticos que desmerecem as melhores tradições da política brasileira, ao envolver-se em tramas inconfessáveis, manchando a história da Casa e o próprio sentido da política - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: