Ministro do Esporte pede que Polícia Federal investigue denúncias

Da Redação | 17/10/2011, 19h21

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (17), o ministro do Esporte, Orlando Silva, disse ter pedido ao Ministério da Justiça que a Polícia Federal investigue possíveis irregularidades na gestão de recursos de sua pasta. A entrevista foi transmitida pelo canal NBR.

A última edição da revista Veja denunciou o funcionamento de uma estrutura organizada dentro do Ministério do Esporte para desviar dinheiro público usando organizações não governamentais (ONGs) como fachada. A revista entrevistou o policial militar João Dias Ferreira, que acusou Orlando Silva de receber pessoalmente remessas de dinheiro desviado pelo esquema. De acordo com a matéria, desvios no programa Segundo Tempo podem chegar a R$ 40 milhões nos últimos oito anos.

O ministro disse que o denunciante não tem provas de irregularidades e que os fatos veiculados pela revista "não correspondem à verdade". Orlando Silva também disse que está sendo "vítima de uma trama" e prometeu entrar na Justiça contra João Dias Ferreira. O ministro ainda reiterou a dedicação do governo à Copa do Mundo de 2014, e disse que o Ministério do Esporte tem feito ajustes no programa Segundo Tempo para evitar possíveis desvios.

Explicações no Senado

Mais cedo, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentou requerimento pedindo que o ministro Orlando Silva seja ouvido em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). De acordo com a assessoria da senadora, a apresentação do requerimento foi um pedido do próprio ministro.

O líder do PSDB no Senado, senador Alvaro Dias (PR), anunciou que seu partido também vai solicitar uma audiência pública com o ministro Orlando Silva e o denunciante para que eles prestem esclarecimentos sobre as denúncias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: