Ministro da Educação falará a senadores sobre conteúdo dos livros didáticos

Da Redação | 27/05/2011, 18h32

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve participar de audiência pública na terça-feira (31), às 10h, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), quando serão debatidas polêmicas que envolveram o órgão nos últimos dias, como o conteúdo de livros didáticos. O ministro confirmou presença à comissão.

Convidado para audiência pública no dia 17 de maio, o ministro enviou representantes, que foram impedidos de participar pelo presidente da CE, senador Roberto Requião (PMDB-PR). Requião argumentou que os representantes do ministro não havia sido convidados e acrescentou que Haddad, que havia aceitado o convite, "deveria ter tido a gentileza de comparecer".

Na audiência do dia 17, Haddad deveria falar sobre a politização de livros didáticos aprovados pelo Ministério da Educação, que trariam críticas ao governo de Fernando Henrique Cardoso e elogios ao de Luiz Inácio Lula da Silva.

Desde então, a imprensa publicou outras críticas a conteúdos didáticos aprovados pelo ministério, como livros que incentivariam o uso incorreto da língua portuguesa e material sobre homofobia, questões de gênero e aspectos étnicos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: