Mercadante apresenta estratégia para ciência, tecnologia e inovação entre 2012 e 2015

Da Redação | 15/12/2011, 13h02


Redução da defasagem científica e tecnológica; ampliação das bases para a sustentabilidade ambiental; superação da pobreza e redução das desigualdades regionais. A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período 2012/2015 terá pela frente esses desafios, segundo anunciou o ministro da pasta, Aloizio Mercadante, em audiência pública realizada, nesta quinta-feira (15), pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

De acordo com o ministro, a política do setor estaria fundada num tripé: promoção da inovação, formação de capacitação de recursos humanos e fortalecimento da pesquisa e da infraestrutura científica e tecnológica. As conquistas dependeriam ainda, acrescentou em seguida, do aperfeiçoamento do marco regulatório de fomento à inovação e de um novo padrão de financiamento do desenvolvimento científico e tecnológico.

Se a intenção do governo é projetar a área de ciência e tecnologia como eixo estruturante do desenvolvimento econômico brasileiro, não só programas viáveis, mas recursos se mostrariam fundamentais. Sobre esse aspecto, Mercadante disse que o corte orçamentário sofrido pela pasta foi compensado pelo fortalecimento da atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que liberou R$ 1,86 bilhão em 2011, um aumento de 52,7% em relação a 2010.

Ciência sem Fronteiras

No cenário de investimentos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para os anos de 2011 a 2014, o programa Ciência sem Fronteiras ocupa posição de destaque. A projeção de gastos para o período é de R$ 3,4 bilhões, dinheiro que deverá viabilizar a concessão de 100 mil bolsas, das quais 75 mil financiadas pelo governo e 25 mil pela iniciativa privada.

Ciências básicas, engenharias e áreas tecnológicas são o foco da iniciativa, que deverá aperfeiçoar a formação de estudantes brasileiros a partir da graduação - com bolsas de um ano de duração - e tentar atrair jovens cientistas com grande talento e pesquisadores visitantes estrangeiros ao Brasil com bolsas de três anos.

- A consulta aos editais já está disponível no site www.cienciasemfronteiras.gov.br - informou Mercadante, que também pediu o apoio do Congresso para lançar 2013 como o Ano da Ciência e Tecnologia no país.

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Sérgio Souza (PT-PR) e Luiz Henrique (PMDB-SC) participaram do debate com o ministro Mercadante. A cooperação mútua estabelecida entre a CCT e a pasta, segundo realçou o presidente da comissão, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), motivou a decisão de se marcar o encerramento dos trabalhos de 2011 com a exposição do ministro.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: