Marinor Brito aponta custo social e ambiental de Belo Monte

Da Redação | 22/03/2011, 17h27


A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) manifestou em Plenário, nesta terça-feira (22), sua posição contrária à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no estado do Pará. Em sua avaliação, o valor total estimado da obra, que pode chegar a R$ 30 bilhões, é muito menos importante do que o prejuízo ambiental que será produzido quando o lago da usina estiver cheio.

- O maior custo da obra será social e ambiental. Belo Monte será construída ao preço da destruição de um extraordinário monumento da biodiversidade - a Volta Grande do Xingu - um dos locais mais maravilhosos do país, com seus cem quilômetros de largas cachoeiras e fortes corredeiras, arquipélagos florestados, canais naturais rochosos, pedras gravadas milenarmente e outras riquezas arqueológicas, enfim um extraordinário patrimônio natural do planeta - protestou a senadora.

Marinor criticou ainda o fato de que quase toda a energia produzida na usina de Belo Monte deverá ser utilizada para o funcionamento de indústrias eletrointensivas de alumínio instaladas no Pará e no Maranhão. Ela afirmou que essas indústrias têm frequentemente sido responsáveis por desastres ambientais em seus locais de atuação.

Abastecimento de água

Registrando a comemoração, nesta terça-feira, do Dia Mundial da Água, Marinor Brito lamentou a situação precária do abastecimento de água potável em grande parte dos municípios de seu estado. Segundo ela, mais da metade dos municípios (77 sedes urbanas) não contam com água distribuída à população. De um total de 143 municípios, observou, há ainda 58% que necessitam de alguma adequação em seus sistemas de produção de água.

- Estes dados não são simples números. Por trás de cada um deles, há uma criança que morre desidratada, intoxicada; há um lar assombrado por enfermidades e doenças as mais diversas; há um pé descalço que atola na lama da indiferença e do descaso daqueles que poderiam mudar esse quadro - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: