Lúcia Vânia: pré-sal poderia financiar benefícios rurais e de assistência social

Da Redação | 18/05/2011, 14h38

Para combater o déficit na Previdência Social, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) sugeriu que os recursos advindos da exploração de petróleo na camada pré-sal financiem os gastos com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), os benefícios rurais e as entidades filantrópicas. Ela fez a sugestão durante audiência pública promovida nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Assuntos Sociais, com a presença do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho.

- Teremos, aqui no Congresso, uma grande oportunidade de abordar isso quando discutirmos a constituição do fundo do pré-sal - afirmou a senadora, referindo-se aos projetos de lei que preveem alterações nesse fundo.

Lúcia Vânia também afirmou que, "desonerando-se a Previdência desses custos", os aposentados poderão ser beneficiados com rendimentos "mais atrativos" que os atuais.

Municípios e INSS

Na mesma audiência, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) pediu uma solução para as dívidas das prefeituras com o INSS. Ele observou que muitos municípios do Nordeste não têm "capacidade mínima de investimento". E lembrou que essas dívidas dificultam a realização de convênios com as prefeituras.

O senador sugeriu a criação de um grupo de trabalho, com representantes do governo e do Congresso, para discutir alternativas, como o parcelamento desses débitos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: