Lindbergh propõe anistia a bombeiros do Rio de Janeiro

Da Redação | 10/06/2011, 16h03

Em projeto de lei apresentado na quinta-feira (9), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) propõe a concessão de anistia aos bombeiros do estado do Rio de Janeiro que sofreram punições por participação nos recentes movimentos reivindicatórios.

Em sua justificação, o senador lembra que os bombeiros estão, desde o início de junho, mobilizados por melhores vencimentos e condições de trabalho e não podem ser tratados como bandidos. "É uma luta justa, já que recebem uma das piores remunerações do Brasil", afirma.

De acordo com o projeto, a anistia abrange os crimes definidos no Código Penal Militar (Decreto-Lei 1.001/69) e infrações conexas, entre 1º de junho e a publicação da lei.

A crise dos bombeiros do Rio de Janeiro chegou ao apogeu na noite de 3 de junho, quando manifestantes invadiram o Quartel Central da corporação. A Polícia Militar desocupou o quartel, prendendo 439 bombeiros. Outros bombeiros acamparam em frente à Assembleia Legislativa pedindo a libertação dos colegas e o diálogo com o governo do estado. Nesta sexta-feira (10), a justiça fluminense concedeu habeas corpus aos bombeiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: