Lídice da Mata anuncia inauguração do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira

Da Redação | 16/11/2011, 21h01


A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (16), destacou a importância do Dia da Consciência Negra, a ser comemorado em 20 de novembro, e registrou a abertura do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, em Salvador, no último domingo. Segundo a senadora, o museu se destina a "reconhecer os heróis anônimos, os negros ilustres na esfera das ciências, das letras, das artes, no campo do popular e do erudito": 

- Não há um estado deste país em que não esteja registrada, com muita força, a contribuição do trabalho do negro brasileiro, do trabalho escravo. Digo isso porque do Rio Grande do Sul ao Norte do nosso país, no Centro-Oeste e em todos os nossos estados temos uma contribuição sem igual da participação do negro na nossa tradição cultural e econômica - declarou. 

A parlamentar também anunciou o início do Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), a ser aberto nesta quinta-feira (17) em Salvador, e destacou a importância do evento para analisar a realidade da população negra na América Latina e no Caribe e propor ações que levem direitos às vítimas do racismo.

Montadora chinesa

Lídice da Mata ainda registrou sua satisfação com o anúncio do protocolo de intenções para a construção de uma unidade da montadora de veículos chinesa JAC Motors no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. Segundo a parlamentar, o projeto gerará 3,5 mil empregos diretos e produzirá 100 mil carros por ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: