Landim critica imprensa e Alexandre Leite reclama de disparidade na liberação de recursos

Da Redação | 12/01/2012, 21h11

O deputado Paes Landim (PTB-PI) deu os parabéns ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, por sua atuação e criticou o comportamento "absurdo" da imprensa quanto à indicação do tio do ministro, Oswaldo Coelho, para a Comissão de Irrigação. Paes Landim explicou que houve uma divisão na família Coelho, o que tornou Oswaldo Coelho adversário de Fernando Bezerra, e classificou a nomeação como um "gesto de grandeza" da parte de um ministro que "honra o Nordeste".

O deputado Alexandre Leite (DEM-SP), por sua vez, salientou a responsabilidade do ministério diante do país inteiro. Apesar de entender que Pernambuco merece até mais recursos do que os repassados, o deputado criticou o governo pela disparidade na liberação, afirmando que uma fatia pequena de verba foi destinada a resposta a desastres em outros estados. O deputado ainda fez ressalvas à política de enfrentamento de catástrofes por entender que "é melhor prevenir do que remediar".

O ministro esclareceu os critérios de seleção e hierarquização de projetos em sua pasta, com ênfase nas propostas apresentadas à Secretaria Nacional de Defesa Civil. Em sua avaliação, são frequentes as demandas de obras não cobertas pelo Ministério da Integração Nacional, que tem como prioridades a contenção de cheias e a prevenção à erosão. Segundo Fernando Bezerra, o governo brasileiro em 2011 investiu mais de R$ 1,1 bilhão em obras de prevenção e São Paulo teria sido o estado mais atendido.

Além de esclarecer ações de resposta à seca no Rio Grande do Sul, o ministro disse esperar para breve o anúncio presidencial de um grande programa de irrigação no Nordeste.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: