Senado Federal | Agência Senado
Imprimir esta página
 
Hemofilia
Conheça as causas e os sintomas da hemofilia

Transfusão de sangue faz parte do cotidiano do hemofílico: maior risco são as hemorragias internas, principalmente em músculos

O Especial Cidadania desta semana traz informações sobre as coagulopatias ou doenças hemorrágicas, como as hemofilias. Coagulopatias são desordens que ocorrem quando há algum problema com os fatores de coagulação. Esses fatores são 13 das muitas proteínas presentes no sangue humano.

Os 13 fatores trabalham juntos e são responsáveis pela formação do coágulo que estanca o sangramento.

Em pessoas com hemofilia, os fatores VIII ou IX estão baixos ou ausentes e, por isso, a reação em cadeia é interrompida, o coágulo não se forma corretamente e a hemorragia continua. Outras coagulopatias hereditárias menos freqüentes são: deficiência de fibrinogênio, deficiência de fatores II, V, VII, X, XI e XIII, e a doença de von Willebrand.

A doença de von Willebrand ocorre quando o fator de coagulação chamado de Fator de von Willebrand (FvW) não funciona corretamente ou quando não é produzido em quantidade suficiente no sangue. Em muitos pacientes com a doença de von Willebrand pode haver uma menor quantidade também do fator VIII, pois a proteína de von Willebrand também atua como transportadora desse outro fator no plasma.

 
Agência Senado - Senado Federal | E-mail: agencia@senado.gov.br
Praça dos Três Poderes, Anexo I, 20.º andar.
70165-920 - Brasília DF