Senado Federal | Agência Senado
Imprimir esta página
 
Segurança Pública
Como colaborar com a segurança


Segurança pública, uma das faces mais visíveis da presença do poder público, exige integração dos governos e participação social

Em outubro o país vai eleger novos deputados, senadores, governadores e presidente da República e o problema da segurança certamente será muito debatido. Várias pesquisas têm demonstrado que essa é hoje uma das principais preocupações dos brasileiros, perdendo apenas para o desemprego.

Estudiosos e governos divergem sobre qual seria a principal razão do acelerado crescimento dos índices de violência - destacam-se a exclusão social e a impunidade como as grandes causadoras - e sobre qual a melhor forma de combatê-la. Problemas como a demora dos processos na Justiça e a falta de vagas nas prisões têm complicado ainda mais a situação, que em alguns locais atinge o intolerável, deixando a população acuada e indefesa.

Para o cidadão ficam as opções de buscar proteger-se e à sua família, de votar de forma consciente e de exigir dos eleitos soluções efetivas. Além disso, é fundamental colaborar, cobrando o respeito às leis, atitude que, se cultivada e demandada pela sociedade, pode reduzir o espaço de atuação das organizações criminosas.

Agência Senado - Senado Federal | E-mail: agencia@senado.gov.br
Praça dos Três Poderes, Anexo I, 20.º andar.
70165-920 - Brasília DF