Senado Federal | Agência Senado
Imprimir esta página
 
Fies
Requisitos para se candidatar ao programa

 

O Fies é executado pela Caixa Econômica Federal – e os requisitos para se candidatar são:

- Estar regularmente matriculado em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) de instituição de ensino superior não gratuita, cadastrada no Fies e com avaliação positiva do MEC.

- Ter renda familiar maior que o valor da mensalidade do curso a ser financiado.

- Não estar recebendo ou ter recebido outro Fies, não ser bolsista integral do ProUni e não ter sido beneficiado pelo antigo programa de crédito educativo.

- Não ter trancamento geral de disciplinas.

- Não ter restrições cadastrais (essa regra está sendo questionada pelo Ministério Público, que obteve liminar impedindo a Caixa de exigir idoneidade cadastral do estudante).

A inscrição é feita no site da Caixa – www3.caixa.gov.br/fies. O candidato deve fazer a simulação do financiamento disponível neste endereço, preencher a ficha de inscrição, imprimir o protocolo em duas vias e entregá-lo à instituição onde estuda, que deve fazer a inscrição nos sitema da Caixa e devolver uma das vias protocoladas ao candidato.

Informações – 0800–726 0101 (0800-726 2492, para pessoas com deficiência auditiva). No endereço www3.caixa.gov.br/fies/asp/Consultas/ConsIESCredenciadas.asp estão listadas todas as escolas participantes do programa.

Todas as instituições de ensino participantes do Fies são obrigadas a constituir Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do Fies, encarregada do atendimento aos estudantes.




 

Agência Senado - Senado Federal | E-mail: agencia@senado.gov.br
Praça dos Três Poderes, Anexo I, 20.º andar.
70165-920 - Brasília DF