Jorge Viana anuncia envio do projeto do Código Florestal à Câmara

Da Redação | 08/12/2011, 19h44


O senador Jorge Viana (PT-AC), um dos relatores do projeto do novo Código Florestal, aprovado pelo Senado, anunciou nesta quinta-feira (8) o envio do texto final revisado do projeto à Câmara dos Deputados. Jorge Viana disse que na quarta-feira (7) a presidente Dilma Rousseff cumprimentou o Senado pela forma como atuou na tramitação da matéria e citou editorial do jornal O Globo que reconhece o esforço do Congresso para atingir um texto realista e equilibrado.

Jorge Viana citou o primeiro parágrafo do edital: "Se a Câmara dos Deputados referendar a decisão do Senado Federal, como se espera, longos anos - são 13 anos de tramitação do projeto do Código Florestal - terão produzido um texto equilibrado sobre um tema estratégico, num terreno minado por paixões e interesses políticos e ideológicos".

O outro relator da matéria, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), manifestou o seu orgulho de ter tido Jorge Viana como parceiro na relatoria do novo Código Florestal.

- Em poucos momentos da história desta Casa ela foi tão sensata, tão equilibrada, tão serena, tão ponderada, tão proativa, tão criativa, tão capaz de conciliar e convergir como neste projeto - afirmou.

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) disse que o trabalho desenvolvido vai proporcionar um grande reconhecimento a Jorge Viana. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) destacou o ambiente de tensão e críticas vivido durante os debates sobre o Código Florestal e disse que o próximo estágio é o da agenda pós-código. A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que não é demais cumprimentar o esforço pessoal dos dois relatores.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) ressaltou o trabalho de relatoria feito pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e disse que o Senado melhorou o texto do projeto. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) classificou como "proeza" o trabalho de Jorge Viana na relatoria do projeto. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) reconheceu o trabalho político dos relatores em meio a muita tensão e estresse.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que se espelha em Jorge Viana. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que é preciso fazer justiça à história de Jorge Viana no Acre e que o projeto aprovado pelo Senado é "infinitamente melhor" que o texto recebido da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: