Jarbas critica Sarney por ataque à biografia de Ulysses Guimarães

Da Redação | 07/04/2011, 15h17


"Ulysses não tem grandeza de espírito público, político menor que tem o gosto da arte política, puro jogo, nada mais". Esse foi o trecho da biografia autorizada do presidente José Sarney, relativo a Ulysses Guimarães, que recebeu veemente repúdio do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) nesta quinta-feira (7) em Plenário.

- Um dos comportamentos humanos mais reprováveis é o de agredir ou atacar quem não pode se defender. Isso foi o que o presidente José Sarney fez contra o doutor Ulysses Guimarães na sua biografia autorizada que lançou recentemente - lamentou o parlamentar, em defesa da memória de Ulysses (1916-1992), falecido em acidente aéreo.

Jarbas Vasconcelos acusou Sarney de denegrir a imagem de um dos homens mais importantes do século 20, numa referência à liderança de Ulysses no movimento político de retorno à normalidade democrática, em que o então líder da oposição ficou conhecido como Senhor Diretas e como condutor da Assembleia Nacional Constituinte, que redundou na elaboração da Constituição federal de 1988.

- Ulysses marcou um estilo e influenciou toda uma geração. Um homem, um cidadão que, acima de tudo, teve grandeza nos momentos mais importantes da história recente do nosso País. - assinalou.

Jarbas Vasconcelos assinalou que Ulysses permanece como "um dos melhores modelos" de homem público, especialmente em um tempo em que a mediocridade tem imperado no meio político.

Já Sarney, pode, segundo Jarbas Vasconcelos, construir uma biografia autorizada, em que figure como "democrata revolucionário", ou "o maior político do país", pois para isso servem, na sua avaliação, as biografias desse tipo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: