Jader Barbalho toma posse na próxima semana

Da Redação | 19/12/2011, 10h57

Ex-presidente do Senado e ex-governador do Pará, Jader Barbalho (PMDB-PA) deve assumir na próxima semana o mandato de senador, substituindo Marinor Brito (PSOL-PA). Seu primeiro suplente, Fernando da Costa Ribeiro, esteve na manhã desta segunda-feira (19) na Secretaria Geral da Mesa do Senado, entregando os documentos necessários à posse. Entre os papéis, estava o diploma fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) proclamando a eleição de Jader.

A Comissão Diretora do Senado realiza sua última reunião do ano às 11h desta terça-feira (20), devendo examinar os documentos apresentados por Jader Barbalho, entre eles, ofício do TRE-PA, comunicando à Casa a retotalização dos votos determinada pelo Supremo Tribunal Federal. O documento informa que Jader obteve 1.799.762 votos preferenciais, do total de 4.483.459 votos válidos registrados na ata geral das eleições de 3 outubro de 2010.

A partir dessa reunião da direção do Senado, será contado o prazo de cinco dias úteis para a posse de Jader Barbalho. Assim, o parlamentar poderá ser empossado a partir do dia 28.

De acordo com o suplente Fernando Ribeiro, Jader Barbalho conversará com o presidente do Senado, José Sarney para fixar a data da posse. A cerimônia se realizará perante a Comissão Diretora, visto que, a partir de 23 de dezembro o Congresso estará em recesso, só retomando seus trabalhos no dia 2 de fevereiro de 2012.

De acordo com os documentos, o segundo suplente de Jader Barbalho é Francisco Wilson Ribeiro. De acordo com Fernando Ribeiro, eles não são parentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: