Inácio Arruda homenageia Oscar Niemeyer por seus 104 anos

Da Redação | 14/12/2011, 19h45


O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) parabenizou o arquiteto Oscar Niemeyer que completa 104 anos de idade nesta quinta-feira (15). O senador registrou a importância do arquiteto para o país e para a causa socialista.

- Quero fazer uma homenagem breve ao grande companheiro de todas as batalhas neste país, que amanhã alcançará uma marca tão significativa de uma vida dedicada ao conhecimento, especialmente na área de Arquitetura, mas, sobretudo, dedicada à causa de seu povo - afirmou.

Inácio Arruda salientou, em discurso no Plenário, a relação de Niemeyer com o comunismo, lembrando de um quadro que tem lugar de destaque no escritório do arquiteto, no Rio de Janeiro, com a imagem de Luís Carlos Prestes, o "cavaleiro da esperança". Segundo o senador, Niemeyer sempre relata a seus convidados sua ligação com a causa socialista e com Prestes, a quem chegou a hospedar em sua casa.

Ainda citando as causas defendidas pelo arquiteto, Inácio Arruda criticou a política macroeconômica adotada pelo governo brasileiro. Para o senador, as altas taxas de juros praticadas no país são a principal causa para a escassez de investimentos públicos. Dizendo se associar aos que "enxergam a necessidade de alterações substanciais" na política do país, o parlamentar cobrou mais investimentos em educação, infraestrutura e previdência social e mais "ousadia" nos projetos públicos.

Inácio Arruda reconheceu os avanços já alcançados com o lançamento de programas como o Viver sem Limites, voltado a pessoas com deficiência; o Ciência sem Fronteiras, que vai distribuir 100 mil bolsas de estudo no exterior, e o Programa de Erradicação da Pobreza. Mas, defendeu a criação de uma grande frente no Congresso Nacional para rediscutir a política financeira e defender ações que coloquem o país em um patamar maior de desenvolvimento.

Centenário

Inácio Arruda também apresentou requerimento de voto de louvor ao Colégio Santa Cecília, em Fortaleza, que completa este mês 100 anos de existência. O senador afirmou que o colégio de freiras presta grande serviço à educação e a causas sociais no Ceará.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: