Estudantes têm mandato de senador por três dias

Da Redação | 16/11/2011, 13h57

Após a entrega da premiação do 4º Concurso de Redação do Senado Federal, o presidente da Casa, José Sarney, deu posse, no Plenário, como Jovens Senadores, aos 27 finalistas do concurso. Durante três dias, os estudantes - um por unidade da federação - vão vivenciar o trabalho dos senadores em Brasília.

Coube ao estudante mais velho, Orlei Jacinto Pereira, da Paraíba, ler o termo constitucional de posse: "Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de jovem senador".

- Quero desejar aos jovens que hoje estão sendo investidos nessa função que a desempenhem como o início de um ensinamento. Ao mesmo tempo, espero que faça parte de cada um o desejo de participar da vida pública e de ajudar o povo através das leis - disse Sarney após a posse.

Ao final da legislatura, os projetos aprovados pelos estudantes serão publicados no Diário do Senado Federal. A melhor proposta apresentada durante os três dias de "mandato" poderá ser transformada em projeto de lei e, futuramente, discutida pelos senadores.

- Cada comissão analisará o projeto e, se necessário for, virá ao Plenário. Ou seja, vocês terão oportunidade de acompanhar o destino do projeto que aprovarão aqui. - disse a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente do conselho do Senado que trata do programa.

De acordo com o primeiro colocado, Matheus Oliveira Faria, de Passos (MG), o concurso foi uma boa oportunidade de apresentar o funcionamento do processo legislativo brasileiro aos estudantes.

- Todos os jovens senadores puderam encaminhar um projeto de lei. Eu encaminhei um projeto que diz respeito a um benefício do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que garante o abatimento de encargos aos estudantes de Medicina que trabalham na rede pública de saúde - antecipou.

As atividades de simulação de atividade legislativa do Projeto Jovem Senador e a quarta edição do Concurso de Redação do Senado Federal integram o Programa Senado Jovem Brasileiro voltado aos estudantes de 16 a 19 anos, matriculados nos dois últimos anos do ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal.

Mesa

Durante a solenidade, os estudantes também receberam diplomas de jovem senador e elegeram os nomes dos membros titulares da Mesa para os três dias do programa. Com nove votos, Fernanda Maciel (AM) foi eleita presidente da primeira edição do Senado Jovem. O segundo mais votado, Matheus Oliveira Faria (MG) ocupa a vice-presidência; a 1ª secretária é Jéssica Perez, (MS) e o 2º secretário, Vinícius do Carmo Araújo (DF).

Completando o colegiado do Programa Jovem Senador estão: Alex Uilian de Alencar (AC), Ivan Aquino Brito (AL), Leonardo Reis (AP), Adriele Souza (BA), Luciêda Santos (CE), Eliane de Aquino (ES), Janaína Santana Vilela (GO), Antônio José Alves (MA), Rafaela de Souza e Silva (MT), Silvia Barreto (PA), Orlei Pereira (PB), Wagner Ferreira (PR), Samira da Silva (PE), Rodolfo Fontenele (PI), Natália Cavalcante (RJ), Natália Gurgel Braga (RN), Carolina Pereira (RS), Isameire da Silva (RO), Thalyta Nascimento (RR), Samara Barbosa (SC), Jacqueline Canuto da Silva (SP), Wallacy Santos (SE), e George Breno Queiros (TO).

Em breves discursos, os senadores Marinor Brito (PSOL-PA), Clésio Andrade (PR-MG), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Jorge Viana (PT-AC) participaram da posse dos estudantes e elogiaram a realização do programa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: