Tráfico de Pessoas
13/6/2012 - CPMI da violência contra as mulheres
CPMI faz reunião em Brasília e vai ao MS e PR

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra as mulheres realiza, nesta quinta-feira (14/6), às 9h, reunião em Brasília. Na sessão, serão votados requerimentos para que autoridades de diversos estados deponham à CPMI.

Na próxima semana, os integrantes da CPMI estarão no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Pelo Mapa da Violência, elaborado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça, o Paraná é o terceiro estado em homicídios femininos, com uma taxa de 6.3 para cada 100 mil mulheres. O MS ocupa a quinta posição, com taxa de 6.0.

Nos dois estados, a CPMI fará diligências em equipamentos de atendimento à mulher em situação de violência e audiência pública para ouvir autoridades do Governo do Estado, gestores públicos, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e movimento de mulheres.

A audiência e diligências no Mato Grosso do Sul ocorrerá nos dias 21 e 22 de junho. No Paraná, nos dias 24 e 25 de junho. A Comissão tem como presidenta a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e relatora a senadora Ana Rita (PT-ES).

Segundo Ana Rita, o Brasil é o 7º país que mais mata mulheres no mundo. “Conforme o Mapa da Violência, nos últimos 30 anos foram assassinadas 91 mil mulheres, sendo 43 mil só na última década”, disse a relatora.

As mulheres, afirmou, estão morrendo predominantemente no espaço doméstico. “O lar, doce lar não é mais seguro: 68,8% dos homicídios ocorrem dentro de casa e são praticados pelos cônjuges”, adiantou.



Adriana Miranda
Assessoria da Senadora Ana Rita



VOLTAR