Tráfico de Pessoas
25/9/2012 - CPMI da violência contra as mulheres

Ana Rita destaca diligências da CPMI na Paraíba no plenário do Senado

A senadora Ana Rita fez pronunciamento no Plenário do Senado Federal nesta terça-feira (25/9) sobre as diligências e audiência pública que a CPMI da Violência contra a Mulher realizou na Paraíba, no último dia 13. A comitiva de parlamentares e técnicos estiveram também no município de Queimadas, na região metropolitana de Campina Grande, para acompanhar o andamento do processo de estupro coletivo de cinco mulheres, que culminou com a morte de duas delas.

Ana Rita destacou que o Brasil é o sétimo país do mundo onde mais se mata mulheres e o estado da Paraíba ocupa também a sétima posição dentre os estados mais violentos para mulheres. Dentre as capitais, João Pessoa é a segunda em morte de mulheres, afirmou a parlamentar.

“O caso de Queimadas chocou o país pelo fato de sete homens e três adolescentes terem premeditado e estuprado barbaramente cinco jovens da cidade e por terem matado duas delas, que reconheceram os estupradores. (...) Homens, ainda hoje, acreditam que podem ter relações sexuais com mulheres contra a vontade dessas e usarem a força para isso. Exemplo máximo do uso da violência, do abuso, do desrespeito às mulheres, o caso de Queimadas é uma barbárie vivida em pleno século 21”, salientou.

A CPMI fez audiência pública na Assembleia do Estado da Paraíba, onde concluiu que o estado não possui um Plano de Segurança para Mulheres, ou com recorte de gênero, e enfrenta dificuldades para investigar com agilidade e diminuir os homicídios de mulheres.

Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Campo da Floresta

A parlamentar também destacou a reunião do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Campo da Floresta, realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em Brasília, há uma semana. No encontro foram feitos diagnósticos do enfrentamento à violência de gênero e a atuação dos movimentos, além de projeto para a aquisição de 54 unidades móveis para o atendimento a mulheres e trabalhadoras rurais, em situação de violência.

As unidades móveis fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e serão coordenadas pelos governos estaduais. A entrega dos ônibus terá início em 2013. Os governos estaduais e municipais, junto com o movimento organizado de mulheres, é quem decidirão as localidades que receberão os veículos.

Michelle Araujo
Assessoria de Comunicação da Senadora Ana Rita - PT/ES



VOLTAR