Aqui o brasileiro toma possa da sua história

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Segurança no Trânsito

No Brasil, cerca de 40 mil pessoas são mortas por ano nas ruas e estradas. Outras 700 mil ficam feridas. Destas, pelo menos 200 mil ficam com lesões permanentes. Em resposta a essa tragédia, o Congresso Nacional aprovou, nos últimos anos, leis que favorecem a segurança de pedestres e motoristas.

A lei de tolerância zero ("Lei Seca") pune o condutor que dirige depois de ter ingerido qualquer quantidade de álcool. Isso é importante para evitar os acidentes causados pela perda de reflexos e o comportamento agressivo do motorista embriagado.

A lei da bolsa de ar (airbag), promulgada em fevereiro de 2009, torna obrigatório o uso desse equipamento. O airbag, aliado ao uso correto do cinto, aumenta em até 70% a segurança dos ocupantes do carro. A lei estabelece que depois de 2014 todos os carros produzidos no Brasil terão de oferecer airbags duplos de série.

Por sua vez, a lei da "cadeirinha" torna obrigatório o uso desse dispositivo de retenção e conforto para o transporte de crianças. Grande parte dos óbitos de crianças no trânsito se deve ao fato de que a ergonomia das poltronas e a regulagem dos cintos de segurança dos veículos são inadequados para o seu porte físico. Assim, o uso da "cadeirinha" é fundamental para salvar vidas.

As medidas aprovadas recentemente no Congresso Nacional reforçam o Código de Trânsito Brasileiro e proporcionam mais segurança para aqueles que transitam pelo país.

Conheça o Código de Trânsito Brasileiro na íntegra.