AGÊNCIA SENADO
Igreja Anglicana comemora os 50 anos de presença em Brasília


Foto:Divulgação Igreja Anglicana


A Diocese Anglicana de Brasília comemora, entre os dias 21 e 23 de maio, os 50 anos de presença anglicana em Brasília. Parte dessas atividades vai ocorrer na Sede da diocese, a Catedral da Ressurreição, situada na EQS 309/310, templo que foi o segundo tombado como patrimônio histórico da cidade.

O trabalho da igreja em Brasília começou junto com a cidade. As primeiras referências da presença anglicana na capital federal datam de 1958. Foi nesse ano que um grupo de clérigos anglicanos visitou Brasília pela primeira vez. O grupo era formado pelo bispo Louis Chester Melcher, já no último ano de seu episcopado no Brasil; pelo arcediago Gaudêncio Vergara dos Santos; e pelo reverendo Raymond Karl Riebs. A comitiva viajou de jipe do Rio de Janeiro a Brasília, passando por São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Em 1958, já estavam na futura capital as igrejas Católica Romana, Presbiteriana, Metodista e Batista. Cerca de 15 mil pessoas trabalhavam na construção da cidade, que tinha na época aproximadamente 30 mil habitantes, a maioria morando na Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante.

No dia 5 de junho, foi realizado o primeiro culto público, ao ar livre, no terreno onde depois foi construída a igreja. O oficiante foi o reverendo Saulo Marques da Silva, já residente na nova capital federal. Cinqüenta pessoas estiveram presentes. Na ocasião, foi declarada fundada a primeira missão da Igreja Episcopal em Brasília.

Até agosto, os cultos foram realizados em casas de membros da igreja e no Hotel da Cidade Livre, onde morava o reverendo Saulo.

Veja a programação das solenidades:

Dia 21 de maio, às 15 h - Sessão Solene na Câmara dos Deputados
Dia 22 de maio, às 18 h - Mostra fotográfica e homenagens, Catedral da Ressurreição
Dia 23 de maio, às 10 h - Celebração de Ação de Graças, Catedral da Ressurreição

 

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

 



voltar

Realização:

SECS