Biblioteca do Senado lança CDs com relatórios de comissões exploradoras que delimitaram o Distrito Federal


A partir do final do século 19, comissões exploradoras estudaram o Planalto Central brasileiro a fim de demarcar a área em que seria estabelecida a nova capital. Os trabalhos dessas comissões então reunidos em dois CDs que a Biblioteca do Senado vai lançar no dia 4 de maio, como parte das celebrações do cinquentenário de Brasília.

O primeiro CD contém os relatórios técnicos da "Comissão Exploradora do Planalto Central do Brazil", chefiada por Luís Cruls, então diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro. A comissão visitou terras no estado de Goiás entre 1892 e 1894 e propôs a delimitação de uma área bastante semelhante à que hoje é ocupada pelo Distrito Federal. Também estão no CD os relatórios da "Comissão de Estudos da Nova Capital da União", também chefiada por Cruls, que, entre 1894 e 1895, realizou trabalhos complementares ao do primeiro grupo.

O segundo CD reúne, entre outros documentos relativos à transferência da capital, os relatórios de duas comissões que deram continuidade aos trabalhos de exploração durante o século 20. Uma delas foi a "Comissão Técnica para o Estudo da Localização da Nova Capital da União", presidida pelo general Djalma Polli Coelho e que funcionou entre 1946 e 1948. A outra foi a "Comissão de Localização da Nova Capital Federal", presidida pelo marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque entre 1953 e 1956.



Moisés Nazário/Agência Senado



voltar

Realização:

SECS