Senado celebra 50 anos de Brasília e Dia de Tiradentes


Os senadores vão celebrar no período do expediente da sessão plenária da próxima terça-feira (13), a partir das 14h, o aniversário de 50 anos de Brasília e o Dia de Tiradentes, ambos comemorados no dia 21 de abril. O requerimento solicitando o evento é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

A comemoração simultânea dos dois eventos realça um vínculo que não escapou aos construtores de Brasília. Atribui-se aos inconfidentes o desejo de transferir a capital brasileira para o interior do país - feito realizado sob o comando do presidente Juscelino Kubitschek. Além disso, durante a missa celebrada na madrugada do dia 20 para o dia 21 de abril de 1960, que marcou a inauguração da capital, soaram as badaladas do mesmo sino que em 1792 anunciara em Vila Rica a morte de Tiradentes.



Brasília



Atualmente, Brasília tem uma população estimada em 2,6 milhões de pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009, que incluem o conjunto das suas regiões administrativas que formam o Distrito Federal.

Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetura de Oscar Niemeyer, a cidade foi construída por milhares de brasileiros que se deslocaram de várias regiões do país. Sua construção começou em 1957 e terminou em 1960. Com área de 5.802 Km², a densidade demográfica da região, segundo dados do governo do DF, é de 354,3 habitantes por Km², o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,844 (escala de 0 a 1) e a taxa de analfabetismo 4,35%.

Mesmo com o crescente desenvolvimento da região, há um grande contraste entre o chamado Plano Piloto de Brasília e as cidades-satélites que formam o Distrito Federal. De acordo com o relatório O estado das cidades do Mundo 2010/2011, feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), Brasília é uma das 20 cidades do mundo que apresentam maiores diferenças de renda entre ricos e pobres. Nesse ranking, Brasília ficou classificada em 16º lugar, atrás de Goiânia (10º lugar), Belo Horizonte e Fortaleza (13º lugares).



Tiradentes



Líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes -, nasceu no dia 12 de novembro de 1746 na Fazenda do Pombal, próxima à Vila de São José, atual cidade de Tiradentes (MG). Foi dentista, minerador, comerciante, militar e ativista político à época do Brasil colonial. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento dos inconfidentes - cujo objetivo principal era conquistar a independência da colônia - foi descoberto e interrompido pelas tropas portuguesas.

Os inconfidentes foram julgados e Tiradentes foi condenado e enforcado. Sua execução ocorreu em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados. O episódio fez de Tiradentes um herói nacional e uma das figuras mais polêmicas da história do país.



Helena Daltro Pontual/Agência Senado



voltar

Realização:

SECS