Debate reafirma vantagens da recuperação de áreas desmatadas

Da Redação | 27/09/2011, 12h05

Em debate encerrado há pouco no Senado, sobre a reforma do Código Florestal, os pesquisadores Elíbio Rech Filho, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e Ricardo Rodrigues, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), apontaram vantagens da recuperação da vegetação em áreas de reserva legal e de preservação permanente.

Para os cientistas, a exploração sustentável das áreas florestadas pode representar uma importante fonte de renda para os agricultores brasileiros. No encerramento de sua apresentação, Rodrigues ressaltou a possibilidade de restauração natural de áreas desmatadas, com a possibilidade de plantio futuro de algumas espécies, apenas para melhorar a qualidade da mata recuperada.

Conforme informou, o Brasil já dispõe de tecnologia para regeneração das matas, conhecimento que tem sido demandado por outros países.

Já Elíbio Rech opinou que a recomposição de passivo ambiental deverá ser uma ação público-privada, a partir de programa de incentivo governamental, com a participação do setor privado e do agricultor.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: