Cultura africana em destaque no Congresso Nacional

Da Redação | 13/10/2011, 19h08

O Congresso Nacional recebe até o próximo dia 20 de outubro a exposição Expressões Africanas, com um pouco da arte e da cultura do continente africano. A mostra, com abertura na noite desta quinta-feira (13) reúne peças cedidas por embaixadas de 15 dos 33 países africanos com representação no Brasil.

O evento foi organizado pela Fundação Cultural Palmares, em comemoração ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. O ano de 2011 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a realização de eventos com o propósito de erradicar a discriminação contra o povo africano e seus descendentes.

- A exposição tem o sentido de estabelecer uma ponte entre o Brasil e os países africanos, aproximando ainda mais suas culturas - explicou o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araújo, destacando ainda que a mostra revela ao público a beleza e criatividade dos artistas africanos.

No acervo da exposição, 70 peças entre artefatos, quadros, móveis e esculturas que retratam a cultura da África do Sul, Angola, Botsuana, Benin, Camarões, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, Gana, Guiné-Equatorial, Guiné-Bissau, Mauritânia, Moçambique, Namíbia e Quênia.

Para o embaixador da Etiópia no Brasil, Wuletaw Hailemariam, a iniciativa da exposição "foi maravilhosa" porque trouxe aos brasileiros um pouco da rica cultura africana. Desfazer a imagem que muitas pessoas ainda têm da África como um continente em que só há miséria e guerras civis foi, inclusive, uma das intenções dos organizadores da mostra.

A exposição, montada no Salão Branco do Palácio do Congresso (conhecido como Chapelaria), estará aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados e domingos, das 9h30 às 17h30. A entrada é franca.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: