Cristovam: 'Meirelles deveria estar em Brasília combatendo a inflação'

Da Redação | 26/04/2011, 17h39


Em pronunciamento nesta terça-feira (26), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles deveria estar em Brasília, ajudando a presidente Dilma Rousseff a combater a inflação. Em março, Meirelles foi indicado para a presidência da Autoridade Pública Olímpica, que coordena a preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

- Não dá pra entender o desperdício de colocar um homem como o Meirelles para dirigir olimpíadas em vez de tê-lo aqui em Brasília ajudando a enfrentar o problema da inflação, não interessa em que cargo - afirmou Cristovam.

O senador disse que a inflação é combatida com o controle dos gastos públicos e com a política de juros, mas também com a credibilidade dos que conduzem a economia. Cristovam se propôs a ajudar o governo no que for preciso para combater a alta dos preços.

- Agora, para isso, o governo tem que fazer alguns gestos que nos convençam de que a fala dela [Dilma] é, de fato, para valer, de que a fala dela é, de fato, comprometida, de que, de fato, ela está disposta a fazer o que for preciso para que este país continue com a estabilidade monetária que nós temos.

Menor renda

A maior preocupação do senador é com a alta da inflação entre os mais pobres, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), da Fundação Getúlio Vargas. O IPC-C1 reflete o impacto nos preços para as famílias com renda mensal de 1 a 2,5 salários mínimos.

- Nesses últimos cinco meses já tivemos, por cinco vezes, o IPC-C1 acima de 6,5%. A meta de inflação definida pelo Banco Central, desejada por todos, é 4,5%, mas sempre se coloca a possibilidade de dois pontos acima ou dois abaixo. Nós, por cinco vezes, ultrapassamos o limite dos 4,5 mais dois - alertou Cristovam.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: