Cristovam elogia discurso de Dilma, mas lamenta falta de ousadia na questão nuclear

Da Redação | 23/09/2011, 11h48


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o discurso da presidente da República Dilma Rousseff, na Organização das Unidas (ONU) na quinta-feira (22), mas ponderou que a presidente poderia ter sido mais ousada na afirmação do caminho que o Brasil deve seguir na questão da energia nuclear.

Do Plenário do Senado, nesta sexta-feira (23), o parlamentar pelo Distrito Federal afirmou que, ao cobrar dos países uma posição mais ousada e criativa para o enfrentamento da crise mundial, Dilma "deu uma estatura ao Brasil no cenário mundial, a estatura do Brasil cobrando de países que sempre passam arrogantemente a ideia de que são os donos do mundo".

Outro ponto positivo do discurso de Dilma, segundo Cristovam, foi a abordagem feita com relação aos cuidados sobre o uso da energia nuclear, principalmente quando a presidente afirmou que não se pode cobrar fiscalização de um país sem cobrar igualmente de outro.

Para Cristovam, contudo, a presidente "não foi suficientemente ousada" para afirmar que o Brasil seguiria exemplos de outros países europeus que estão paralisando a construção de usinas nucleares. Também falhou a presidente, conforme Cristovam, em não ter convidado os demais chefes de Nação presentes na ONU para participarem do encontro Rio + 20, que ocorrerá no Brasil, em junho do próximo ano, "para discutir o futuro da humanidade", como assinalou.

- A presidente fez um belo discurso, um grande discurso, mas queria que tivesse sido um discurso histórico, dizendo que o Brasil é um país parecido com os outros e que temos massa crítica de pensadores capazes de formular propostas e questões para analisarmos a crise com olhos diferentes e livres dos preconceitos e mitos que herdamos do passado - concluiu Cristovam

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: