Clésio Andrade pede investimentos pesados em infraestrutura

Da Redação | 21/09/2011, 20h44


Em pronunciamento nesta quarta-feira (21), o senador Clésio Andrade (PR-MG) pediu mais investimentos públicos na infraestrutura nacional, principalmente no setor de transportes. Ele disse que as estradas brasileiras estão mal cuidadas, o que gera inúmeros acidentes e mortes, além de encarecer a logística da produção no país.

- A inserção de um país em um ambiente global de competitividade e produtividade e sua inclusão na lista das grandes nações dependem de disponibilidade de serviços públicos de energia, telecomunicações, água, saneamento, transporte e logística em bons padrões de qualidade - afirmou.

O senador disse que uma infraestrutura ampla e bem cuidada dinamizaria ainda mais a economia brasileira, atraindo mais investimentos produtivos. Os investimentos em infraestrutura de transportes no Brasil são muito baixos, afirmou Clésio Andrade, e precisam aumentar urgentemente.

- A atrofia nos transportes gera gargalos que impedem a expansão econômica, limitam as iniciativas empresariais e conduzem à dificuldade de crescimento econômico - alertou.

Para o senador, o Brasil precisa, por exemplo, implantar pelo menos mais 500 quilômetros de metrôs e mais 15 mil quilômetros de rodovias, além de melhorar portos e aeroportos e investir pesado no transporte hidroviário. Clésio Andrade chamou atenção ainda para a necessidade de uma logística integrada para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros.

- A disponibilidade de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos representa a convergência da estrutura de transporte para a multimodalidade, permitindo a oferta às empresas das melhores condições de escoamento de seus produtos - disse.

Em apartes, os senadores Armando Monteiro(PTB-PE) e Blairo Maggi (PR-MT) elogiaram o pronunciamento do colega e associaram-se aos argumentos de que o país precisa de uma maior atenção governamental no setor de transportes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: