CE vota projeto que permite o acesso de alunos de cooperativas ao Prouni

Da Redação | 03/02/2012, 17h34

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vota na próxima terça-feira (7), a partir das 11h, em decisão terminativa, projeto de lei que faculta aos estudantes que cursarem o ensino médio completo em cooperativas educacionais o acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni).

O Prouni foi instituído pela Lei 11.096/05, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais (de 50% ou 25%) para estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino, com ou sem fins lucrativos.

Atualmente, de acordo com a lei, a bolsa é destinada somente aos estudantes que tiverem cursado o ensino médio em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

A autora do projeto (PLS 250/09), ex-senadora Marisa Serrano, explica que as escolas mantidas por cooperativas educacionais economizam recursos tanto do Estado quanto da sociedade, pois focam sua atuação em áreas onde o Poder Público ou é ausente ou tem presença meramente formal, "falhando no atendimento das necessidades de aprendizagem da juventude".

O projeto tem parecer favorável à aprovação do relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Na terça, a CE analisa também em decisão terminativa o PLS 299/2010, do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que institui a Semana Nacional de Doação de Cordão Umbilical e o PLS 151/2010, da ex-senadora Marisa Serrano, que Institui a Semana Nacional da Doação de Leite Humano. Ambos os projetos tem parecer favorável à aprovação. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: