CCJ debate Ato Médico em audiência nesta quinta-feira

Da Redação | 28/09/2011, 16h18

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) analisa nesta quinta-feira (29) o substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 268/02, conhecido como Ato Médico. A reunião, marcada inicialmente para as 10h, foi antecipada para as 9h30, na sala 3 da Ala Alexandre Costa.

A proposta define as competências privativas dos médicos e resguarda as desempenhadas por outros profissionais da área de saúde, como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e biomédicos, entre outros.

O projeto, no entanto, tem sido contestado pelas demais categorias da saúde, que argumentam que a proposta restringe aos formados em medicina atribuições hoje exercidas por cerca de 3 milhões de outros profissionais.

Foram convidados para a audiência Roberto Luiz D'Avila, do Conselho Federal de Medicina (CFM); Roberto Mattar Cepeda, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Manoel Carlos Neri da Silva, do Conselho Federal de Enfermagem; Jaldo de Souza Santos, do Conselho Federal de Farmácia; Rosane Maria Nascimento da Silva, do Conselho Federal de Nutricionistas; José Lião de Almeida, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde; Ivan Rogério Freitas Sciessere, Presidente do Sindicato Nacional dos Optometristas; Humberto Verona, presidente do Conselho Federal de Psicologia; José Luiz Gomes do Amaral, da Associação Médica Brasileira; e Cid Célio Jayme Carvalhaes, da Federação Nacional dos Médicos.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: