Cássio Cunha Lima diz que sempre teve vida limpa

Da Redação | 08/11/2011, 20h26


Em seu primeiro discurso da tribuna do Plenário, logo após tomar posse no Senado, nesta terça-feira (8), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) fez um relato de sua trajetória política. Ele também comentou a origem de sua condenação pela Justiça Eleitoral, que o privou do mandato de governador da Paraíba em 2009, e declarou-se convicto de sua inocência no caso.

Cunha Lima disse que perdeu o mandato "por uma interpretação subjetiva e equivocada" do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. A condenação indevida, conforme afirmou, ocorreu porque o TRE entendeu que ele havia interferido no resultado da eleição para governador, em 2006, por meio de um programa de seu primeiro mandato (2003-2007), semelhante ao Programa Bolsa Família.

- Ao longo de meus 18 anos de vida pública não sofri uma única condenação por improbidade administrativa. Não tenho uma única imputação de débito, seja do Tribunal de Contas da União ou do Tribunal de Contas do Estado. Todas as minhas contas foram aprovadas. O que me permite dizer com toda tranquilidade: mais do que uma ficha limpa, eu tenho uma vida limpa - afirmou o senador.

Na avaliação de Cássio Cunha Lima a punição de perda do mandato aplicada pelo TRE da Paraíba foi "extremamente severa". Ele destacou, ainda, que venceu nos dois turnos das duas eleições para governador que disputou.

Analisando o episódio de sua cassação, Cunha Lima alertou para a necessidade de revisão da legislação eleitoral brasileira, que, segundo ele, em certos casos "retira da sociedade a capacidade de escolher os seus representantes".

- Não há democracia fora do alcance da soberania do voto popular - afirmou.

Em aparte, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) parabenizou Cássio Cunha Lima pela posse e ressaltou sua vida pública "honrada e digna".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: