Bezerra afirma que investimento em prevenção tem aumentado no Brasil

Da Redação | 12/01/2012, 19h18

Em resposta ao deputado Izalci (PR-DF), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou nesta quinta-feira (12) que, de 2010 para 2011, o volume de recursos aplicados em reconstrução caiu com relação aos valores aplicados em prevenção de desastres naturais.O deputado havia lamentado o fato de a prevenção receber apenas 10% dos recursos destinados ao combate dos efeitos das catástrofes.

A declaração do ministro ocorreu durante reunião da Comissão Representativa do Congresso Nacional, à qual Bezerra se apresentou espontaneamente, em antecipação a requerimentos de deputados e senadores pedindo sua convocação. O objetivo dos requerimentos era obter do ministro explicações sobre denúncias recentes de favorecimento de seu estado, Pernambuco, no repasse de recursos para a prevenção de catástrofes causadas pela chuva.

Tanto Izalci quanto os deputados Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) e Junior Coimbra (PMDB-TO) elogiaram a iniciativa do ministro de comparecer espontaneamente ao Congresso. O deputado por Minas Gerais se disse testemunha da preocupação do ministro com a questão da prevenção às catástrofes, já que Bezerra havia pedido à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização prioridade para as obras de prevenção em 2011.

Já Coimbra afirmou que tinha comparecido com a intenção de fazer perguntas, mas se disse satisfeito com as explicações fornecidas pelo ministro, que teriam esclarecido "qualquer dúvida". Para ele, Bezerra tem sofrido ataques que objetivam destruir não só sua imagem, mas também a da presidente Dilma Rousseff.

- Se tentaram prejudicar Vossa Excelência, eu tenho certeza de que lhe fizeram um bem danado. Eu tenho certeza de que sua imagem cresceu e de que o seu nome cresceu no estado de Pernambuco - afirmou o deputado.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: