Aposentados e pensionistas pedem apoio de Sarney para inclusão de reajuste no Orçamento

Da Redação | 09/11/2011, 12h52

Acompanhados do senador Paulo Paim (PT-RS) e do deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT), representantes das centrais sindicais e dos aposentados se reuniram nesta quarta-feira (9) com o presidente do Senado, José Sarney, para discutir o aumento dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Eles querem o apoio de Sarney para a proposta de reajuste nominal de 11,7% no próximo ano para as aposentadorias e pensões do INSS acima do salário mínimo. O percentual representa a reposição da inflação de 2011, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais 80% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) verificado em 2010. Isso representa um ganho real de 6% no próximo ano. A proposta orçamentária enviada pelo Executivo garante apenas a reposição da inflação.

- O objetivo é garantir que pelo menos os aposentados e pensionistas que ganham mais que o salário mínimo tenham, a partir de janeiro, a inflação mais 80% do PIB, algo que conseguimos ano passado. Estamos lutando para que pelo menos o mesmo índice seja assegurado agora em 1º de janeiro - explicou Paim.

Segundo Paim, o presidente Sarney, assim com o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o relator do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mostraram-se simpáticos à proposta. A próxima etapa, explicou o senador, é marcar reuniões com os líderes no Congresso Nacional para discutir a votação da medida.

- Estou confiante desde que haja mobilização. É preciso que toda a sociedade pressione seus deputados e senadores nos estados também para que eles votem com os aposentados - afirmou.

Autor da emenda que obriga o relator a reservar recursos para garantir o reajuste, Paulo Pereira da Silva disse que Arlindo Chinaglia teria se comprometido com a destinação em torno de R$13 bilhões do Orçamento para reajustes nas aposentadorias e vencimentos de servidores públicos mas, na avaliação do deputado, a proposta não resolve.

- Não resolve só aprovar no Orçamento. Temos também que conversar com a presidente Dilma Rousseff, que tem que mandar para cá por medida provisória ou no próprio decreto que ela vai mandar para cá, esse aumento de 80% do PIB para os aposentados.

A CMO volta a se reunir nesta quarta-feira (9), às 14h30, em nova tentativa de votar o relatório preliminar do Orçamento de 2012.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: