Alvaro Dias aponta escalada inflacionária

Da Redação | 28/04/2011, 15h31

O líder oposicionista Alvaro Dias (PSDB-PR) apontou a escalada inflacionária no país, a qual, avalia, não pode mais ser "escamoteada" pelo governo. O parlamentar afirmou em pronunciamento da tribuna que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e seus auxiliares fizeram diagnóstico equivocado sobre o real comportamento dos preços na economia nacional.

- A imensa preocupação e a promessa de engajamento para o combate acirrado da inflação, expressos pela Presidente Dilma logo após a última publicação do Banco Central sobre as projeções da economia nacional, não atenuam as preocupações que assolam os lares das famílias brasileiras - disse, ao mencionar a alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 6,29% para 6,34%.

Alvaro Dias mencionou pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa segundo a qual 96,2% dos entrevistados declararam sentir o aumento da inflação e 58% reduziram seu consumo desde o início do ano. Conforme o senador, a inflação ganha dinâmica própria pela alta dos preços das mercadorias e dos fatores de produção.

O líder do PSDB fez, uma vez mais, defesa do Plano Real dizendo que mais que um programa de estabilização da moeda, o plano contribuiu para o planejamento orçamentário das famílias e permitiu, pela primeira vez no país, que os brasileiros convivessem com uma realidade livre da remarcação de preços, com o salário dos trabalhadores não sendo mais corroído e com a poupança não sendo confiscada para bancar nenhum plano de salvação da economia do país.

Alvaro Dias considera que o "ciclo econômico gerado por esse padrão monetário tornou-se a força motriz da economia brasileira" tendo levado a economia a um patamar de estabilidade que o governo atual deve preservar.

Alimentos e serviços

Ao sinalizar que o brasileiro já voltou a adotar o velho hábito de estocar alimentos, adotado em períodos de superinflação, o parlamentar citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram a inflação dos últimos 12 meses no preço do aluguel, tarifa de energia e em verduras e hortaliças. Com alta geral de 42,95% as verduras e hortaliças, estão puxando os preços para cima: cebola, aumento de 35,56% e pimentão, 74,21; medicamentos subiram de 1,29% para 1,71%; tarifa elétrica, subiu de 0,8% para 0,45%.

O lider oposicionista finalizou seu discurso citando análise da jornalista Míriam Leitão, do jornal O Globo, segundo a qual o governo tem uma visão apenas parcial da inflação, que estaria relacionada à colheita de alimentos. Quando, avalia, ela decorre, principalmente, dos excessivos gastos governamentais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: