Acir Gurgaz defende federalização da educação básica

Da Redação | 03/02/2012, 11h23


O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu, em Plenário, nesta sexta-feira (3), a federalização da educação básica brasileira. Para o líder do PDT no Senado, o ensino oferecido aos brasileiros deve ter a mesma qualidade em todas as regiões do país.

- Precisamos de uma educação mais igualitária em todo o país, onde não haja diferença no ensino oferecido no Sul e no Norte. E a federalização do ensino fundamental é o melhor caminho para termos mais equilíbrio nas oportunidades oferecidas a toda a população brasileira - disse.

Gurgacz observou que, atualmente, as mães exercem atividade profissional e não estão mais tão presentes na educação de seus filhos. Assim, em sua opinião, as crianças precisam ser atendidas pelo Estado, em dois turnos, enquanto os pais trabalham. O senador sugeriu que, num primeiro momento, a medida seja adota em escolas modelo e, depois, implantadas em todo o país.

- Nossas crianças precisam da atenção do Estado para que possam ser atendidas em dois turnos em creches e nas escolas, com atividades educativas e complementares, enquanto os pais trabalham. Eu sei o tamanho do desafio e as dificuldades que enfrentaremos para adaptar todas as escolas, mas temos de começar com escolas que sirvam de modelo para a implantação em todo o País, recomendou.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ressaltou que a federalização é importante para dar tratamento igualitário a todas as escolas do Brasil, o que as prefeituras e governos estaduais não têm condições de fazer. Com a federalização, observou ele, os melhores profissionais da educação são selecionados e podem receber bons salários.

Em seu pronunciamento, Acir Gurgacz ainda destacou como temas importantes para discussão em 2012 a reforma tributária, o cooperativismo, a produção agrícola e a demarcação de terras indígenas. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: