Acessos ao Portal de Notícias do Senado chegam a 115 milhões

Da Redação | 17/01/2012, 20h28

Os acessos às páginas do Portal de Notícias do Senado Federal na internet mais do que dobraram em 2011, atingindo a marca de 115 milhões - média de 9,5 milhões por mês, de acordo com o sistema de medição de audiência Webtrends. Em 2010, o portal teve 53 milhões de visualizações de páginas (pageviews). Em relação a 2009, quando houve 20 milhões de acessos, o número cresceu quase seis vezes.

As expressões "acesso", "visualização" e "pageview" são equivalentes.

Segundo o diretor da Agência Senado, Mikhail Lopes, é preciso destacar o crescimento dos acessos intermediados por mecanismos de busca, como o Google, da mesma forma que os originados por dispositivos móveis e por meio de redes sociais. Somente no mês de dezembro, o Facebook foi a ponte para mais de 24 mil acessos.

Pelo Portal de Notícias, o cidadão tem acesso a conteúdo da Agência Senado, administradora do portal; Jornal do Senado; Rádio Senado; TV Senado; serviços de Opinião Pública e Relações Públicas; Subsecretaria de Projetos Especiais; e Blog do Senado.

O número de visualizações ou acessos não equivale ao número de visitas porque, do ponto de vista estatístico, a visita é o registro da entrada que um mesmo computador ou rede efetua no Portal num período de 24 horas. As visitas são chamadas tecnicamente de "únicas" porque registram o endereço do computador ou da rede que entrou no Portal, independentemente do número de acessos a páginas no período.

Assim, se um computador doméstico ou notebook abre o Portal de Notícias do Senado uma ou mais vezes num espaço de 24 horas, essas entradas serão consideradas como uma única visita, independentemente do número de usuários que utilizou aquele computador.

Do mesmo modo, se um ou mais computadores ligados em rede numa grande empresa entram no Portal num período de 24 horas, todas essas entradas serão computadas como uma única visita, já que o contador registra o IP (Internet Protocol) referente à rede dessa grande empresa. No caso do usuário doméstico, um IP diferente é fornecido pelo provedor de internet a cada vez que o computador é ligado.

Por essa razão, não há como saber o número exato de leitores do Portal ou da frequência de leitores habituais. No entanto, o número de "visitantes" necessariamente se ampliou, lado a lado com o interesse por navegar mais tempo pelas páginas. Conforme avaliação da área técnica da Agência, o aumento dos acessos na casa dos 60 milhões de um ano para o outro muito dificilmente seria produzido pelo mesmo número de leitores.

Interesses corporativos

Os temas mais procurados pelos leitores dizem respeito a vagas no serviço público ou interesses de categorias profissionais. A reportagem mais acessada nos últimos 12 meses foi a que anuncia a publicação dos editais para o concurso que o Senado fará este ano, publicada na antevéspera de Natal e que teve até agora mais de 65 mil acessos. Para efeito comparativo, a matéria mais vista em 2010, que relacionava quais senadores tentavam a reeleição, foi publicada em 19 de julho daquele ano e teve aproximadamente 34 mil visitas.

O concurso para o Senado foi o grande atrativo da Agência em 2011, tema das seis matérias mais acessadas nos últimos 12 meses. Em segundo lugar aparece reportagem publicada em 22 de dezembro, que anuncia a publicação dos editais no dia seguinte. Teve mais de 46 mil acessos até agora.

Em terceiro lugar, com 41 mil visitas, vem reportagem publicada em julho anunciado a realização do concurso. Em seguida, vem matéria veiculada em janeiro, com a previsão do concurso, que teve quase 33 mil acessos; e dois outros textos sobre o assunto publicados em novembro, com 21 mil e 15 mil acessos.

Das matérias não relacionadas ao concurso, a mais vista teve aproximadamente 15 mil acessos e anuncia facilidades para a aposentadoria de donas de casa. Em oitavo lugar, com pouco mais de 13 mil acessos, vem reportagem que anuncia a sanção de projeto de lei que permite a criação de empresa individual limitada.

Em 10º lugar, com mais de 12 mil acessos, vem reportagem sobre a sanção da lei que reajustou o salário mínimo e permitiu sua alteração por decreto nos próximos anos. Em 11º lugar, com pouco mais de 10 mil visitas, está a reportagem que informa a sanção das alterações feitas pelo Congresso Nacional no Código Penal.

A relação das matérias mais procuradas na Agência Senado em 2011 tem ainda a regulamentação, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da profissão de historiador, em 12º lugar, com quase 10 mil acessos; a contratação de auditores fiscais pelo Ministério do Trabalho; o encaminhamento, para a Câmara dos Deputados, do projeto que cria o seguro desemprego para empregados domésticos; e a aprovação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatório o diploma em curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista, estas últimas com pouco mais de 8 mil visitas cada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: