Argumento

O que pensam os senadores sobre o cenário político brasileiro, a conjuntura econômica, a atuação dos parlamentares, projetos em debate no Congresso e temas recentes da agenda do país.

31/08/2017
Na Comissão de Orçamento não há mágica; trabalhamos com previsões do governo, diz Dário
O presidente da CMO, senador Dário Berger (PMDB-SC), lembra que é a primeira vez que a comissão elabora o orçamento com limite de gastos. Ele lamenta que essa medida não seja inerente ao poder público, o que evitaria ajustes da meta fiscal. "Ninguém pode gastar mais do que arrecada", alerta.
31/08/2017
Moka quer garantia de recursos no Orçamento para o tratamento de doenças raras
Eleito presidente da Subcomissão Especial de Doenças Raras, o senador Waldemir Moka (PMDB–MS) avalia o sofrimento dos 13 milhões de brasileiros com algum tipo de doença como hemofilia e esclerose múltipla. Ele fala de proposta de lei específica para o tratamentos e do alto custo dos remédios.
30/08/2017
Paulo Paim: é preciso cobrar grandes devedores da Previdência
O senador Paulo Paim fez um balanço da CPI da Previdência e afirmou que o relatório final do comissão será entregue no início de outubro. Ele avalia que, para ter superávit, a Previdência precisa melhorar sua gestão, combater a sonegação e cobrar os grandes devedores.
29/08/2017
Ana Amélia propõe fundo patrimonial em universidades para incentivar pesquisa e inovação
De acordo com o PLS 16/2015, instituições públicas de ensino superior poderão criar fundos com doações privadas. "Precisamos ter criatividade para encontrar fontes de recursos para uma área fundamental que é a de ciência, tecnologia e inovação”, diz a autora da proposta, Ana Amélia (PP-RS).
24/08/2017
Cássio Cunha Lima defende doação de empresas para fundo público de campanha
O vice-presidente do Senado Federal, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), é autor de proposta que permite doações privadas a um fundo público para o custeio das campanhas. Ele explica que o doador faria uma doação ao fundo e não a pessoas ou partidos.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11