Histórias de Acadêmicos

O programa conta a vida e a obra dos escritores que integram a Academia Brasileira de Letras (ABL). Entrevistas com acadêmicos, amigos e intelectuais contam a vida e a obra dos imortais. Importantes nomes da literatura atual brasileira como os escritores Lêdo Ivo, Nélida Piñon, Carlos Heitor Cony e José Sarney já foram entrevistados.

12/04/2013
Ivan Junqueira: A Solaridade do Fim
Autor de poemas que questionam os dramas humanos como a morte e a solidão, Ivan Junqueira consegue manter em seu trabalho intensa clareza e uma visão natural para estes questionamentos. Tradutor, trabalhou a obra de importantes poetas, como T.S. Eliot e Charles Baudelaire.
08/03/2013
Eduardo Portella
Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1981, o escritor e professor baiano Eduardo Portella estudou filosofia, direito e literatura em universidades de Recife e Madrid. Crítico literário, inovou ao trazer para as resenhas de jornais observações filosóficas.
08/02/2013
Lêdo Ivo
Nascido em Maceió, Alagoas, em 1924, Lêdo Ivo estudou no Recife e consolidou sua carreira no Rio de Janeiro, onde conviveu com Graciliano Ramos, Manuel Bandeira e Mário de Andrade. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1986, substituindo o escritor Orígenes Lessa
29/11/2012
Carlos Heitor Cony
Na infância, seminarista e coroinha, foi agredido por Noel Rosa. Na juventude, descrente e dono de uma ampla cultura, se fez jornalista. Logo depois, escritor, publicou o romance “O Ventre” e há mais de 60 anos escreve reportagens, romances e crônicas.
01/11/2012
Nélida Piñon
“Palavra feita sensibilidade”, quinto programa desta série, aborda a trajetória de Nélida Piñon por meio de depoimentos de acadêmicos e pesquisadores. Romancista, contista e ensaísta, ela estreou na literatura em 1961, com o romance “Guia Mapa de Gabriel Arcanjo”.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11