Cidadania

Diversidade de opiniões e um debate aprofundado de temas relevantes para a sociedade são as marcas desse programa de entrevistas com parlamentares, especialistas e representantes das organizações sociais.

07/06/2019
Pesquisa traça perfil dos estrangeiros que vivem refugiados no Brasil
Oito dos 27 estados do Brasil concentram 94% dos estrangeiros que conseguiram refúgio no país. Com escolaridade acima da média dos brasileiros eles querem um negócio próprio. Paulo Sérgio de Almeida, representante do Alto Comissariado das ONU para Refugiados, comenta esses e outros dados.
07/06/2019
Distúrbios alimentares podem levar à morte, alerta médico
Transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, afetam a saúde mental e física e podem até causar a morte. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e começar o tratamento, maior a perspectiva de cura. Quem explica a gravidade do problema é o médico psiquiatra Leonardo Sodré,professor da UnB.
06/06/2019
Os buracos negros e a importância de estudá-los, explica a astrofísica Lia Medeiros
A astrofísica Lia Medeiros explica a técnica que permitiu obter a imagem inédita de um buraco negro e fala sobre a importância desse experimento, que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein. Ela comenta ainda a conexão entre a astronomia e os estudos do meio ambiente.
06/06/2019
Reorientação sexual, uma proposta de tratamento que gera debates e ações na Justiça
O Conselho Federal de Psicologia não reconhece homossexualidade como patologia, por isso os psicólogos não podem, há 20 anos, propor tratamento de reorientação da sexualidade. A explicação é de Pedro Paulo Bicalho, que debate o assunto com Rozangela Justino (Movimento Psicólogos em Ação).
04/06/2019
Ouvidorias municipais têm prazo e regras para serem criadas, explica ouvidor-geral
A Lei 13.460/2017 dá prazo, até junho de 2018, para que as cidades brasileiras implementem ouvidorias públicas. O ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias, explica como elas podem ser criadas.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11