Cidadania

Diversidade de opiniões e um debate aprofundado de temas relevantes para a sociedade são as marcas desse programa de entrevistas com parlamentares, especialistas e representantes das organizações sociais.

28/09/2017
'Cura gay': Defensoria intervém na ação que permite tratar a homossexualidade como doença
Defensor Público do DF no âmbito das causas LGBT, Alexandre Mendes comenta a liminar que abre brechas para a chamada "cura gay". Aborda as implicações da decisão judicial ainda em vigor, as consequências para as minorias discriminadas e a questão embutida na terapia de reversão sexual.
26/09/2017
O mais importante é detectar a doença no início, diz mastologista sobre o câncer de mama
O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer em mulheres, mas a doença tem grandes chances de cura quando detectada precocemente. A mastologista Taina Perdigão explica as formas de prevenção e de diagnóstico precoce e a campanha mundial do Outubro Rosa.
25/09/2017
FAO mantém meta de eliminar a fome no mundo até 2030, apesar das dificuldades apuradas
De acordo com o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, caiu o número de pessoas em situação de segurança alimentar, apesar de haver produção de alimento suficiente para a população global. Os dados são apurados anualmente pelo organismo das Nações Unidas para alimentação e agricultura.
21/09/2017
Reguffe: precisamos de uma reforma política que mude a forma de se fazer política no país
Autor de sete PECs para reformar o sistema político-eleitoral do país, o senador Reguffe (Sem partido-DF) defende voto distrital, voto facultativo, candidaturas avulsas e eleições mais baratas. Para ele, a reforma política 'é a mãe das reformas', mas lembra que outras são necessárias.
21/09/2017
Existe muito preconceito em relação ao trabalho da ressocialização de ex-presidiários
Ressocializar ex-presidiários é uma tarefa difícil, explica Sara Tardin, da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), órgão que apoia a reintegração social. Ela defende maior divulgação do trabalho desenvolvido pela instituição há 31 anos, "porta de entrada" para a ressocialização.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11