Agenda Econômica

A visão de especialistas, acadêmicos, intelectuais e parlamentares sobre questões da economia nacional e internacional e seus impactos dia a dia do brasileiro.

18/05/2017
Reforma trabalhista: advogada vê segurança para o empresariado
O projeto de reforma trabalhista aprovado na Câmara tramita no Senado. O assunto é polêmico e divide as opiniões. A advogada Celita Oliveira Sousa, especialista em direito econômico e trabalhista, defende a proposta e reforça a tese da segurança jurídica para o empresariado.
11/05/2017
Crise econômica reduz abrangência do financiamento estudantil
O diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Sólon Caldas, comenta a crise no sistema de financiamento estudantil, que em 2016 custou R$ 32,2 bilhões para o Tesouro Nacional. Com a crise econômica, o custo do programa fez o Fies encolher.
03/05/2017
Presidente da Associação dos Procuradores do Trabalho analisa a reforma trabalhista
Para o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Ângelo Fabiano Farias da Costa, a proposta aprovada na Câmara “piorou muito” o que foi apresentado pelo Executivo. Ele acredita que a terceirização também faz parte da reforma.
27/04/2017
A África procura o que os chineses ofereceram: parceria comercial
A conclusão é do economista Altair Maia, especialista em comércio exterior, ao avaliar a queda das relações comerciais Brasil-África, que eram lastreadas na construção civil. A perda de mercado para construtoras da China acarretou a perda de outros negócios, lembra o economista.
20/04/2017
O governo só fala das despesas, mas tem que ter solução para a receita da Previdência
O presidente do Conselho Federal de Economia, Júlio Miragaya, fala que existe um déficit na Previdência artificialmente criado pelo governo e explica o processo de "sangria" nas fontes de financiamento da Previdência Social no país. Com base nessa avaliação, ele condena a proposta de reforma.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11