Agenda Econômica

A visão de especialistas, acadêmicos, intelectuais e parlamentares sobre questões da economia nacional e internacional e seus impactos dia a dia do brasileiro.

27/09/2017
Consumidor endividado pode ter como regularizar dívidas, segundo projeto de Bezerra
O projeto apresentado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) regulamenta a insolvência de pessoas físicas, permitindo que consigam prazos e condições melhores para se reabilitarem. 'É mais um instrumento para recuperar o crédito do consumidor brasileiro', diz o autor da proposta.
27/09/2017
Plano de saúde popular limita a assistência a saúde universal, alerta presidente da AMBr
Luciano Carvalho, presidente da Associação Médica de Brasília (AMBr), lembra que o limite à assistência à saúde é um dos efeito do funcionamento do serviço que em breve deve ser comercializados. Para a classe médica, o plano popular pode sobrecarregar o SUS e trazer prejuízos ao consumidor.
20/09/2017
O objetivo do 'compliance' é levar instituições a agirem de forma ética em seus negócios
Conceito que ficou em evidência com as investigações da Lava Jato, o "compliance" é um processo rotineiro a que as empresas estão sujeitas, como explica o professor Marilson Dantas. Ele fala ainda de aplicativo de gestão desenvolvido pela UnB, já em uso por diversos órgãos públicos.
14/09/2017
No Brasil, os bancos de desenvolvimento são tributados como se fossem privados
Essa foi uma das constatações do estudo da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) sobre a organização e o funcionamento de bancos de fomento no Brasil. Milton Luiz de Melo Santos, presidente da ABDE, indica ainda que o lucro dessas instituições deveria ser reaplicado na economia.
21/06/2017
Indústria do carvão tenta se renovar para continuar ativa no Brasil
O Agenda Econômica entrevista o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan. Ele fala do processo de modernização no setor, que procura se renovar para reduzir a emissão de poluentes e seguir como uma indústria relevante.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11