Salão Nobre

O Salão Nobre discute temas de relevância nacional com líderes partidários, presidentes das comissões, autores e relatores dos projetos. O programa leva o nome do local onde é gravado, no Museu do Senado, também conhecido como Salão Nobre, pois é usado na recepção de autoridades.

05/10/2017
Otto Alencar critica contingenciamento e propõe novos recursos para pesquisa
Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Otto Alencar defende o orçamento impositivo e afirma que o Brasil não pode ficar a reboque de outros países que priorizam a pesquisa e inovação. Neste Salão Nobre, o senador também alerta para a necessidade de revitalização do Rio São Francisco.
28/09/2017
O STF tem sido a salvação do bom senso nas questões de gênero, afirma Marta Suplicy
A senadora Marta Suplicy acredita que o Supremo tem estado à frente do Congresso em questões de gênero. Como exemplo de assunto em que o STF deve sair na frente, ela cita a autorização para que pessoas transgênero mudem de nome no documento de identidade, mesmo que não tenham feito cirurgia.
21/09/2017
Enem deve mudar em 2019, afirma Pedro Chaves, relator da reforma do ensino médio
O senador Pedro Chaves explicou que as mudanças só devem chegar às escolas em janeiro de 2019, depois que o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. Segundo ele, a reforma vai exigir também mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio.
14/09/2017
Fátima Bezerra pede derrubada do veto ao Plano Nacional de Educação na LDO
Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), a senadora Fátima Bezerra disse que o PNE deve ser uma prioridade nacional e não há desenvolvimento regional sem educação. Fátima também cobrou mais investimentos do governo federal na preservação do Rio São Francisco.
06/09/2017
Com o semipresidencialismo há flexibilidade para resolver crises, afirma Valadares
O autor da PEC 102/2015, que prevê a adoção do semipresidencialismo, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), explica as vantagens do sistema, já adotado na França e em outros países. Segundo ele, em tempos de crise, é possível trocar o governo sem o risco da instabilidade.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11