As primeiras iniciativas de Relações Públicas no Senado Federal datam do ano 1959, quando ocorre a designação do servidor Ary Kerner Veiga, Oficial Legislativo, para “estudar e apresentar um plano de organização para um Serviço de Relações Públicas do Senado Federal” (Portaria nº12, 06/02/1959 - Primeira Secretaria). Oficialmente, no entanto, a história das Relações Públicas inicia-se em 1972, com a criação da Secretaria de Divulgação e de Relações Públicas. De acordo com o Regulamento Administrativo do Senado Federal à época, competia à Secretaria de Divulgação e de Relações Públicas, sob orientação da Comissão Diretora,
... planejar, supervisionar, controlar e dirigir a formulação e execução de programas concernentes à política de divulgação, informando e esclarecendo a opinião pública sobre as atividades do Senado Federal.
Na esteira do processo de democratização do país e, em especial, com as atividades de elaboração da Constituição Federal de 1988, o Senado Federal amplia sua esfera de atuação política estreitando cada vez mais o seu relacionamento com a sociedade brasileira. Em resposta ao aumento da demanda por informação junto ao Poder Legislativo, o Senado reestruturou sua área de Comunicação e criou, ainda nos anos 80, a Secretaria de Comunicação Social.
A partir de 1995, o Senado Federal consolida um novo modelo de comunicação social priorizando a divulgação dos trabalhos legislativos e a transparência de suas ações institucionais. A área de Relações Públicas passou por uma revisão conceitual de sua missão e de seus objetivos e amplia sua estrutura operacional incluindo novos canais de comunicação com o cidadão, a exemplo da criação do Serviço 0800 a Voz do Cidadão – Central de Atendimento ao Cidadão.
Em 2006, a Subsecretaria de Relações Públicas é redimensionada e passa a ter o status de Secretaria, por meio do Ato nº 08/2006 da Comissão Diretora do Senado Federal. Em 2009, o setor iniciou um processo interno de modernização e atualização de processos gerenciais, realizando seu planejamento estratégico com definição de Metas e Ações para cada período de dois anos.
Hoje, a Secretaria de Relações Públicas atua de forma integrada com as demais áreas do Senado Federal, em estreito contato com o cidadão brasileiro, estimulando o diálogo e a participação da população e trabalhando em prol de um relacionamento interativo e de confiança com seus diversos públicos.