Neste espaço, você encontra informações básicas sobre a realização de eventos no âmbito do Senado Federal, que podem ocorrer por demanda de órgãos internos da Casa, conforme disposto dos Regimentos Internos do Senado Federal e do Congresso Nacional, ou por solicitação do cidadão, de empresas, entidades da sociedade civil e outras instituições.
Para auxiliar na elaboração dos projetos, a Secretaria de Relações Públicas disponibiliza um pequeno Guia Prático com algumas dicas sobre Planejamento e os quesitos principais que dele devem constar para assegurar a plena organização e realização do evento.
Mais Informações:
Telefone: (61) 3303-3388 – Fax (61) 3303-1067
e-mail: srpeventos@senado.gov.br
Coordenação de Eventos
Secretaria de Relações Públicas
O Senado Federal cede alguns espaços para a realização de exposições de artes plásticas e para outros eventos como formaturas, seminários, congressos etc.
Espaços para eventos:
- Auditório Petrônio Portela
- Biblioteca
- Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima
- Senado Galeria
- Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional
- Salão Branco do Palácio do Congresso Nacional
As solicitações de uso do espaço devem ser dirigidas à Primeira-Secretaria, que é o setor responsável pela análise dos pedidos e pela respectiva autorização. A cessão dos espaços, após aprovação, ocorrerá conforme a disponibilidade do calendário anual de atividades do Senado Federal.
- Primeira-Secretaria do Senado Federal
- Contato: (61) 3303-1066, 3303-3159, 3303-4616, 3303-1544.
- Link

Os pedidos de exposições de artes plásticas devem ser apresentados à Primeira-Secretaria, órgão responsável pela análise do material e seleção dos trabalhos que irão compor a agenda anual. Além disso, os trabalhos dos artistas serão submetidos à Comissão Especial Curadora de Artes Plásticas do Senado Federal.
As normas do processo de seleção e outras informações estão disponíveis no seguinte endereço: Link
Conceito
O evento é uma ferramenta de comunicação dirigida e deve ser utilizado para informar e mobilizar públicos específicos de interesse da instituição. O evento, quando corretamente desenvolvido, contribui para a promoção de uma imagem positiva das ações e políticas legislativas do Senado Federal junto à opinião pública, reduzindo as barreiras de comunicação entre a Instituição e a sociedade e ampliando o nível de conhecimento de um ou mais temas destacados no evento.
O Planejamento
O Planejamento de eventos pressupõe uma análise antecipada e criteriosa dos objetivos pretendidos com a sua realização. Especialmente no setor público, desenvolver um evento implica gasto público e, como tal, todo gestor de comunicação deve estar atento às condições de viabilidade técnica e econômica do evento para garantir que o cidadão efetivamente seja o maior beneficiário.
Todas as informações disponíveis sobre o cenário para proposição do evento são essenciais para facilitar sua formatação, identificar possíveis dificuldades e assegurar o êxito da ação.
Os eventos são de fundamental importância na consolidação do conceito da Instituição, pois podem alterar a opinião de quem não conhece o trabalho realizado pelo órgão ou por quem tem uma visão negativa pré-concebida.
O Planejamento de um evento é, portanto, a melhor forma de mapear o cenário em que se quer trabalhar os temas de relevância para a Instituição. Planejar pressupõe detalhar o processo, divulgar as ações, compartilhar as decisões e definir a responsabilidade de cada uma das áreas envolvidas na realização do evento.
Para auxiliar na elaboração de seu projeto, destacamos os principais pontos que devem ser observados para garantir o sucesso da iniciativa. Informações completas estão disponíveis no
Manual de Eventos
do Senado Federal, publicado pela Secretaria de Relações Públicas.
Sugestão de Projeto Básico
- Data
- Avalie se não há feriados e/ou outras festividades no período. Por exemplo, Carnaval, Páscoa, Dia do Trabalho etc.
- Verifique se não é período de competições esportivas que mobilizem a sociedade como a Copa do Mundo, as Olimpíadas etc. Atenção para os eventos locais como jogos de futebol, de basquete etc.
- Confira se não há outro evento previsto para o mesmo período que você planeja.
- Horário
- Verifique a rotina da Instituição e consulte os horários de funcionamento das áreas envolvidas no evento.
- Informe qual a duração prevista para o evento.
- Verifique se o horário é compatível com a escala de vôos nacionais e internacionais, quando for o caso.
- Cheque a infraestrutura de transporte do local onde será realizado para melhor dimensionar o horário do evento.
- Atenção para as diferenças de fusos horários quando o evento implicar o comparecimento de convidados de outras regiões do país.
- Local
- Visite o local escolhido, peça a planta baixa do local e faça uma vistoria do espaço com muita antecedência à data de realização.
- Confira a capacidade do espaço e se ele é adequado para o número de pessoas que você prevê para a solenidade.
- Certifique-se do bom funcionamento dos itens de Segurança como extintores de incêndio, hidrantes etc. Confirme se eles estão de acordo com as exigências dos órgãos competentes.
- Verifique as instalações elétricas, iluminação, equipamento de ar-condicionado entre outros itens indispensáveis.
- Confira se há espaços para a montagem de buffet, de uma secretaria de apoio, banheiros, cabines para tradução simultânea, quando for o caso, sala reservada para autoridades e sala para imprensa.
- Verifique se há estacionamento adequado e espaços alternativos para uso eventual.
- De acordo com o evento, confira se há espaço adequado para ambientação e instalação de peças publicitárias. Confira se há algum regulamento da instituição que defina o uso de publicidade, venda ou exposição de produtos, livros etc. No Senado Federal, por exemplo, a comercialização de produtos é proibida dentro das instalações da Instituição.
- Perfil do Público
- Identifique o perfil dos públicos com os quais vai trabalhar.
- Faça uma estimativa do número de pessoas aguardadas.
- Confirme se há participantes com dificuldades de locomoção, que utilizem cadeiras de rodas ou que tenham outras deficiências físicas que possam exigir algum acompanhamento especial.
- Justificativa e Objetivos
- Faça um texto resumido e objetivo explicando qual o motivo para realizar o evento e quais os objetivos pretendidos.
- Neste quesito, procure detalhar o cenário que requer a promoção do evento e adicionar dados, planilhas e outros itens que possam ampliar a compreensão da iniciativa.
- Instituições e/ou Parceiros
- Enumere as Instituições participantes e quem são os contatos em cada uma delas.
- Identifique a natureza do apoio a ser recebido desses órgãos e estipule, em documento escrito, a participação de cada um. Por exemplo, parceiro, apoiador, patrocinador etc. Essa definição é indispensável na etapa de divulgação do evento.
- Conteúdo da Comunicação
- Defina quais os pontos a serem destacados no evento em conformidade com todos os organizadores.
- Forneça dados relevantes para a divulgação e prepare todo o conteúdo a ser disponibilizado para a Imprensa com a devida antecedência.
- Esteja atento à elaboração de material para a mídia que deve ser adequado a cada meio de comunicação – impresso ou digital.
- Verifique a necessidade de preparar mais de um release para o evento, caso ele seja distribuído em vários Estados ou Regiões, assim é possível personalizar os dados publicados e os demais conteúdos à realidade dessas localidades.
- Oriente as autoridades que participarão do evento sobre a elaboração dos discursos e forneça uma prévia das etapas do roteiro.
- Analise a oportunidade de produzir um site ou hotsite para o evento e a viabilidade de produzir todo o conteúdo em tempo hábil. Ele pode ser muito útil especialmente quando é necessário informar com rapidez, disponibilizar textos e outros documentos, divulgar o andamento dos trabalhos etc.
- A utilização de outras ferramentas digitais também deve ser avaliada, caso a caso, conforme o tipo de evento e os públicos a serem alcançados.
- Convites
Decida com os organizadores do evento o teor do convite e defina:
- A lista de convidados;
- A quantidade de convites a serem enviados;
- O responsável pelo conteúdo do texto;
- O responsável pela criação e produção dos convites;
- A data para envio;
- Qual o tipo de convite a ser enviado: impresso ou eletrônico. A partir daí, delibere como será a distribuição: fax, e-mail, remessa ou entrega;
- O responsável pelo envio dos convites e pelo recebimento das confirmações;
- O responsável pela impressão das listas de convidados para a recepção do evento;
- Equipamentos e materiais audiovisuais.
- A partir da definição do formato do evento, determine quem será responsável pela contratação, montagem e acompanhamento; liste também todos os equipamentos e materiais necessários.
- Sonorização: microfones de pé, microfones de mesa, caixas de som, mesa de edição etc.
- Iluminação: mesa de iluminação, efeitos possíveis, geradores em caso de pane elétrica etc. Confira se há tomadas suficientes, adaptadores para o novo formato de tomadas já em uso no Brasil e a voltagem (alguns Estados trabalham com 220 w e outros com 110 w).
- Registro do evento: fotografias, filmagens, transmissão por vídeo conferência etc.
- Equipamentos: telão para as projeções dos palestrantes e para a transmissão via web, projetor multimídia, computadores, aparelhos de DVD, CD etc.
- Internet: verifique se haverá transmissão por streaming, cabos para os computadores de mesa e portáteis, acesso à Internet nos computadores disponibilizados para o evento etc. softwares que serão necessários para as apresentações, disponibilidade do conteúdo no site do evento, quando existir.
- Roteiro
- Defina o roteiro em comum acordo com os membros da organização do evento.
- Esteja atento para a correção e o bom uso da língua portuguesa.
- Cheque todos os nomes, pronúncias e grafias a serem citados, especialmente os de escrita estrangeira.
- Confirme a participação de todas as autoridades previstas para falar no evento.
- Evite jargões, termos muito técnicos e siglas desnecessárias.
- Redija um texto sintético e objetivo e dispense o uso exagerado de adjetivos que dão uma conotação desagradável de autopromoção.
- A escolha do profissional que fará a leitura do roteiro deve ser criteriosa, pois ele deve estar apto a improvisar, fazer adaptações no roteiro, identificar as autoridades e outras personalidades que participarem do evento etc.
- Ambientação
- Conforme o modelo de evento fixado, podem ser utilizados tablados, palcos, palanques e outros cenários.
- Para ajudar na composição do cenário, faça uma planta baixa e defina o ambiente de acordo com o espaço disponível, o número de pessoas que usarão o material, equipamentos e móveis que comporão o ambiente, condições de segurança e acesso, bem como de visibilidade da platéia.
- Lembre-se de reservar um local adequado para a cobertura jornalística, pois os profissionais de comunicação precisam de tomadas, instalação de cabos, praticáveis, mesas de apoio etc. para se posicionarem sem interferir na realização do evento.
- Defina com o grupo quem será o responsável pela montagem e reserve no cronograma um dia ou mais para a instalação e também para o desmonte e retirada dos equipamentos e móveis.
- Atenção para a composição de arranjos florais ou simplesmente de arranjos verdes. Leve em consideração o clima do local, o tempo necessário de exposição e a qualidade das plantas mais adequadas para a composição do cenário.
- Quando possível, utilize materiais facilmente encontrados na cidade do evento porque a oferta é maior e os custos podem ser reduzidos.
- Em peças de comunicação visual e ambientação é preferível a utilização de material fosco e de cores mais escuras para evitar que as luzes provoquem brilho excessivo e interfiram no registro das imagens feitas pela imprensa.
- Cuidado com a disposição das peças de comunicação visual. Uma imagem mal colocada pode gerar conotações inapropriadas, seja em filmagens ou em fotografias.
- Cronograma de Execução
- O Cronograma de Execução é um dos documentos mais importantes e balizadores do trabalho de produção de eventos. Permite que você avalie o desenvolvimento das tarefas e possa rever o processo, adaptando às novas condições operacionais.
- Ele deve conter todos os prazos previstos e ser acompanhado diariamente por todos os membros que participam da relacionadas, com o nome do responsável e o descritivo resumido das ações já implementadas.
- Atenção, inclusive, para as datas limites dos trabalhos de avaliação e produção de relatório final do evento.