Eventos no Senado - Guia Prático

Neste espaço, você encontra informações básicas sobre a realização de eventos no âmbito do Senado Federal, que podem ocorrer por demanda de órgãos internos da Casa, conforme disposto dos Regimentos Internos do Senado Federal e do Congresso Nacional, ou por solicitação do cidadão, de empresas, entidades da sociedade civil e outras instituições.

Para auxiliar na elaboração dos projetos, a Secretaria de Relações Públicas disponibiliza um pequeno Guia Prático com algumas dicas sobre Planejamento e os quesitos principais que dele devem constar para assegurar a plena organização e realização do evento.

Mais Informações:
Telefone: (61) 3303-3388 –  Fax (61) 3303-1067
e-mail: srpeventos@senado.gov.br
Coordenação de Eventos
Secretaria de Relações Públicas

O Senado Federal cede alguns espaços para a realização de exposições de artes plásticas e para outros eventos como formaturas, seminários, congressos etc.

Espaços para eventos:

  • Auditório Petrônio Portela
  • Biblioteca
  • Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima
  • Senado Galeria
  • Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional
  • Salão Branco do Palácio do Congresso Nacional

As solicitações de uso do espaço devem ser dirigidas à Primeira-Secretaria, que é o setor responsável pela análise dos pedidos e pela respectiva autorização. A cessão dos espaços, após aprovação, ocorrerá conforme a disponibilidade do calendário anual de atividades do Senado Federal.

  • Primeira-Secretaria do Senado Federal
  • Contato: (61) 3303-1066, 3303-3159, 3303-4616, 3303-1544.
  • Link

Os pedidos de exposições de artes plásticas devem ser apresentados à Primeira-Secretaria, órgão responsável pela análise do material e seleção dos trabalhos que irão compor a agenda anual. Além disso, os trabalhos dos artistas serão submetidos à Comissão Especial Curadora de Artes Plásticas do Senado Federal.

As normas do processo de seleção e outras informações estão disponíveis no seguinte endereço: Link

Conceito

O evento é uma ferramenta de comunicação dirigida e deve ser utilizado para informar e mobilizar públicos específicos de interesse da instituição. O evento, quando corretamente desenvolvido, contribui para a promoção de uma imagem positiva das ações e políticas legislativas do Senado Federal junto à opinião pública, reduzindo as barreiras de comunicação entre a Instituição e a sociedade e ampliando o nível de conhecimento de um ou mais temas destacados no evento.

O Planejamento
O Planejamento de eventos pressupõe uma análise antecipada e criteriosa dos objetivos pretendidos com a sua realização. Especialmente no setor público, desenvolver um evento implica gasto público e, como tal, todo gestor de comunicação deve estar atento às condições de viabilidade técnica e econômica do evento para garantir que o cidadão efetivamente seja o maior beneficiário.
Todas as informações disponíveis sobre o cenário para proposição do evento são essenciais para facilitar sua formatação, identificar possíveis dificuldades e assegurar o êxito da ação.
Os eventos são de fundamental importância na consolidação do conceito da Instituição, pois podem alterar a opinião de quem não conhece o trabalho realizado pelo órgão ou por quem tem uma visão negativa pré-concebida.

O Planejamento de um evento é, portanto, a melhor forma de mapear o cenário em que se quer trabalhar os temas de relevância para a Instituição. Planejar pressupõe detalhar o processo, divulgar as ações, compartilhar as decisões e definir a responsabilidade de cada uma das áreas envolvidas na realização do evento.

Para auxiliar na elaboração de seu projeto, destacamos os principais pontos que devem ser observados para garantir o sucesso da iniciativa. Informações completas estão disponíveis no Manual de Eventos do Senado Federal, publicado pela Secretaria de Relações Públicas.
Sugestão de Projeto Básico

Decida com os organizadores do evento o teor do convite e defina: