Mais Acessados


Ouça Novamente

Relatório ONU

Brasil saiu do mapa da fome produzido pela ONU

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 1ª parte

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 2ª parte


:. voltar

13/09/2012 - 13:49 - 02'37'' - Seminário

Senado discute políticas para segurança de motociclistas

Imagem do áudio

LOC: O SENADO DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA POLÍTICAS PARA O TRÂNSITO SEGURO DE MOTOS, EM SEMINÁRIO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS.

LOC: PARTICIPARAM DA DISCUSSÃO AUTORIDADES, REPRESENTANTES DOS DETRANS, DE AUTO-ESCOLAS, DE FABRICANTES DE MOTOCICLETAS E DAS PREFEITURAS, ENTRE OUTROS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

TÉC: Mudanças nas regras para habilitação de motociclistas, isenção de impostos para equipamentos de segurança como capacetes, sinalização adequada das pistas, vistorias frequentes e fiscalização. Essas são algumas das propostas apresentadas por vários setores para aumentar a segurança de condutores de motocicletas. De acordo com a representante do Ministério da Saúde, Marta Maria Alves, coordenadora de Vigilâncias e Acidentes, das quarenta e duas mil, 844 vítimas do trânsito no Brasil em 2010, 10 mil 894 foram motociclistas. Entre as principais causas apontadas, a falta de transporte público adequado e o excesso de veículos, que incentivam as pessoas a andarem de moto, além do despreparo dos condutores. Lucas Pimentel, presidente da Associação Brasileira de Motociclistas, defende que a moto é uma solução para o trânsito, e não um problema, e precisa ser protegida.

(Lucas Pimentel) O poder público durante muito tempo tem olhado para o motociclista como um vilão, e olhado para a motocicleta como um problema de trânsito. Essa postura do poder público acaba acirrando a rivalidade, a hostilidade entre motoristas, motociclistas e pedestres, quando na verdade todos nós somos pedestres, o motorista, muitos deles são motociclistas.

(Repórter) José Eduardo Gonçalves, diretor-executivo da Abraciclo, na mesma direção, disse que as propostas precisam buscar integrar o motociclista ao trânsito com segurança, e não excluí-lo.

(José Eduardo Gonçalves) Não podemos estigmatizar a figura do motociclista, jamais. Isso só causaria mais hostilidade no trânsito. Então, medidas que vira e volta aparecem como placa no capacete, placa no colete, proibição de garupa, isso tudo não funciona. Apenas cria hostilidade.

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, autora do pedido para o seminário, destacou que todas as propostas serão unificadas e analisadas pela Comissão de Assuntos Sociais. Mas que o principal trabalho deve ser a conscientização.

(Ana Amélia) Ao final desses debates, que haja uma oferta de uma proposta, seja através de projeto de lei ou simplesmente de sugestões que nós encaminharemos ao Poder Executivo pra que seja resolvido esse grave problema. Mas eu penso que basicamente, é a consciência dos brasileiros, motociclistas ou motoristas. O trânsito não poder ser uma guerra selvagem de disputa de espaço. É preciso maior civilidade, maior educação e maior respeito.

(Repórter) A representante do Denatran, Maria Cristina Hoffman, pediu o apoio dos parlamentares para aprovar o plano da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, que está sendo elaborado pela Casa Civil e em seguida segue para o Congresso.

Roberto Fragoso.


Sintonize a Rádio Senado FM:

Brasília - DF: 91,7 MHz Natal – RN: 106,9 MHz Cuiabá – MT: 102,5 MHz Fortaleza - CE: 103,3 MHz Macapá - AP: 93,9 MHz
Rio Branco - AC: 100,9 MHz Teresina - PI: 104,5 MHz Manaus - AM: 106,9 MHz João Pessoa - PB: 106,5 MHz São Luís - MA: 96,9 MHz

radio@senado.leg.br | (061) 3303 4691

Rádio Senado - Praça dos Três Poderes - Senado Federal - Anexo 2, Bloco B, Brasília DF | CEP 70165-900

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900