Mais Acessados

Plenário

Senado aprova fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais

Investigação

Senado vai instalar CPI para investigar contas de brasileiros no HSBC


Ouça Novamente

Relatório ONU

Brasil saiu do mapa da fome produzido pela ONU

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 1ª parte

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 2ª parte


:. voltar

06/08/2012 - 12:57 - 02'40'' - CPI Mista do Cachoeira

CPI deve ouvir mulher de Cachoeira nesta terça

Imagem do áudio

LOC: A CPI DO CACHOEIRA RETOMA SEUS TRABALHOS COM QUATRO DEPOIMENTOS MARCADOS PARA ESTA SEMANA. ENTRE ELES ESTÃO OS DA EX-MULHER E DA ATUAL ESPOSA DO CONTRAVENTOR.

LOC: MAS OS INTEGRANTES DA COMISSÃO NÃO ACREDITAM QUE OS CONVOCADOS VÃO CONTRIBUIR COM AS INVESTIGAÇÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

TÉC: Os integrantes da CPI Mista do Cachoeira tentam interrogar nesta terça-feira a atual esposa do contraventor Carlos Ramos, Andressa Mendonça, e o ex-policial federal aposentado, José Thomé Neto. Na quarta-feira, deverão prestar depoimento a ex-mulher do bicheiro, Andréa Aprígio, e o contador Rubmaier de Carvalho. Dos quatro, três já recorreram ao Supremo Tribunal Federal para permanecer em silêncio. A atual companheira de Cachoeira foi a única a não pedir um habeas corpus. Mas o senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, lembrou que mesmo sem decisão judicial, Andressa Mendonça pode se recusar a responder às perguntas. Ele avalia que a CPI só vai avançar com a análise dos documentos.

(Taques) Eu não tenho grandes expectativas. Eu tenho grandes expectativas em relação à análise de documentos, que é o melhor papel que podemos desenvolver. O testemunho, o depoimento, o cidadão tem o direito constitucional de ficar em silêncio, isso está na Constituição, e tem que ser respeitado. Portanto, não tenho muito otimismo em relação a esse depoimento.

REP: O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, espera que o Supremo possa conceder uma liminar que permita aos integrantes da CPI fazerem as perguntas independentemente de os convocados responderem.

(A.Dias) Creio que é possível impor maior rigor e exigir mais, mas é evidente que há um pressuposto constitucional que possibilita o silêncio dos depoentes e não temos como alterar.

REP: Já o senador Randolfe Rodrigues do PSOL do Amapá destacou que a situação de Andressa Mendonça está complicada depois da acusação de tentativa de suborno e de chantagem ao juiz federal, Alderico Santos, responsável pelo processo contra Cachoeira. Randolfe Rodrigues acredita que a atual mulher do bicheiro está envolvida no esquema.

(Randolfe) Eu divirjo dos que acham que o papel da Sra. Andressa era única e exclusivamente uma espécie de pombo correio dessa organização. Que a Sra. Andressa assumiu a condução dos negócios criminosos do Sr. Carlos Cachoeira. O depoimento da Sra. Andressa passa a ser um dos mais importantes depoimentos para essa Comissão Parlamentar de Inquérito.

REP: Andressa Mendonça só não ficou presa porque pagou fiança de R$ 100 mil para responder às acusações em liberdade.

Hérica Christian.


Sintonize a Rádio Senado FM:

Brasília - DF: 91,7 MHz Natal – RN: 106,9 MHz Cuiabá – MT: 102,5 MHz Fortaleza - CE: 103,3 MHz Macapá - AP: 93,9 MHz
Rio Branco - AC: 100,9 MHz Teresina - PI: 104,5 MHz Manaus - AM: 106,9 MHz João Pessoa - PB: 106,5 MHz São Luís - MA: 96,9 MHz

radio@senado.leg.br | (061) 3303 4691

Rádio Senado - Praça dos Três Poderes - Senado Federal - Anexo 2, Bloco B, Brasília DF | CEP 70165-900

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900